banner


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mosquitos geneticamente modificados podem diminuir transmissão da dengue

Mosquitos geneticamente modificados podem combater a dengue. Pesquisadores britânicos conseguiram modificar os genes dos mosquitos machos para que eles morram antes do período de reprodução, diminuindo a transmissão desta e de outras doenças.

Os cientistas afirmam que os mosquitos geneticamente modificados conseguiram acasalar com fêmeas em uma área afetada pela dengue nas Ilhas Cayman em trabalho publicado na revista “Nature Biotechnology”. Até então, não havia sido comprovado este acasalamento na natureza, que pode reduzir o número de Aedes aegypti que transmitem a dengue.

“Por esse método, você só precisa ter uma proporção razoável das fêmeas para acasalar com machos geneticamente modificados”, disse Luke Alphey, diretor científico da Oxitec e professor visitante na Universidade de Oxford.

Desde 1940, já se sabe que a liberação de machos estéreis na natureza poderia controlar insetos transmissores de doenças ou pragas agrícolas. Na década de 1950, a mosca bicheira foi erradicada em Curaçao, no Caribe, usando machos esterilizados por radiação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pode haver 50 milhões de casos de dengue a cada ano. A incidência da doença está aumentando, e ainda não existe vacina.

Fonte: Pernambuco.com

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br

QUASE 500 ACS's E ACE's FIZERAM UMA MANISFESTAÇÃO NO CENTRO ADMINISTRATIVO DE ARACAJÚ REIVIDICANDO MELHORIAS


Mais de 400 agentes fazem manifestação na porta da PMA, Prefeitura Municipal de Aracajú. Esta materia aqui públicada é um pedido da Presidente do Sindicato (SACEMA) nossa colega Helenide Gomes.
Os agentes reivindicam reunião com o prefeito da capital



400 agentes realizam manifestação na porta da PMA (Fotos: Portal Infonet)

Na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, mais de 400 agentes de saúde da capital realizam uma manifestação. Para o Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Aracaju, a categoria tenta negociar com o município uma pauta de reivindicação, mas não obtém êxito nem em agendar uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira.
“Nós até somos recebidos pelo secretário de saúde, mas ele tem limitações e não consegue resolver os nossos problemas. Por isso, estamos aqui para que o prefeito nos receba. Infelizmente, o prefeito trata com descaso os agentes”, salienta Helenildes Gomes, presidente do sindicato.
Segundo a presidente do sindicato, os agentes reivindicam fardamentos e crachás, pagamento da insalubridade, turno de trabalho corrido das 7h às 13h, além de melhores condições de trabalho. Helenildes Gomes enfatiza que, recentemente, os agentes de endemias receberam fardamento e uma tarde para qualificação dos servidores, porém os agentes comunitários ficaram de fora das melhorias. “Estão tentando dividir a categoria, que é única. Somos agentes de saúde. Estão com isso, tentando enfraquecer o movimento, mas não vamos recuar porque as melhorias têm que ser para todos e não somente para um. Não vamos aceitar essa diferenciação”, reforça.


Agentes de saúde pedem reunião com o prefeito da capital

“Nessa manifestação, é possível observar as roupas dos agentes, completamente desgastadas. Os agentes não possuem crachás, bolsas e até hoje os agentes comunitários não possuem insalubridade”, ressalta.

Vacinação
De acordo com Helenildes Gomes, a falta de negociação com a categoria vai comprometer a vacinação anti-rábica. “Há três anos os agentes recebem apenas R$ 30 para participar dessa vacinação, mas este ano, por falta de acordo, a vacinação pode não acontecer”, diz.
Greve
A sindicalista acrescenta que, se não for apresentado avanço nas negociações por parte do município, a categoria entrará em greve. “Se não tiver avanço vamos paralisar as atividades. Esperamos que o prefeito nos receba e seja sensível ao nosso pleito”, pede Helenildes.


Helenildes afirma que categoria pode entrar em greve

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto. O Portal Infonet permanecerá à disposição, por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 2106 8000.
Por Kátia Susanna Agentes paralisam atividades e reivindicam melhorias
Agentes de saúde e de endemias lutam por Piso Salarial

I

Postado por Eliseu Lima acs * BLOG DO ACS ELISEU às 22:04:00 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Blog do Acs Eliseu, Infonet Saúde.

EUA: Mississípi rejeita criminalização do aborto | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

EUA: Mississípi rejeita criminalização do aborto | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OPOSIÇÃO VAI TENTAR ANULAR VOTAÇÃO DO INSTITUTO PREVIDENCIÁRIO DE JUAZEIRO


A não instalação da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Programa Segundo Tempo em Juazeiro, desandou a relação entre os membros da oposição e o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Nilson Barbosa (PTB).
Na sessão desta quarta-feira (09) três edis oposicionistas compareceram a tribuna para destilar desagrado com a postura do Chefe do Legislativo Municipal.
“Estou muito triste com o presidente desta Casa. Acho até que o meu melhor pronunciamento deveria ser um minuto de silêncio. É a segunda vez que tentamos instalar uma CPI para investigar os desmandos desse governo e o presidente não se comporta como um juiz que deve ser imparcial, mas sim como um governista”, desabafou Medeiros.
Alex Tanuri declarou que a Mesa Diretora tem com dois pesos e duas medidas. “Quando é do interesse do presidente, rejeita pedido da oposição com um parecer jurídico. Quando os vereadores da oposição foram ofendidos pelo diretor do SAAE, Joaquim Neto, pela imprensa o presidente prometeu tomar uma atitude, fazer uma nota de repúdio e até hoje, nada”.
“Gostaria de saber por que tanta blindagem? Até parece que o governo tem algo a esconder. Na verdade a grande obra que esse governo fez até hoje, foi uma obra particular, as outras são do Estado ou da União”, ironizou Leonardo Bandeira.
Alex, Medeiros e Leonardo ainda insinuaram que em razão desta posição da Mesa Diretora estão apenas aguardando a devolução do pedido da CPI, a entrega do parecer jurídico e a ata da sessão para impetrar com ação da justiça para anular a votação do IPJ – Instituto Previdenciário de Juazeiro. “Não houve parecer da Comissão de Justiça e Finanças o que torna ilegal a votação do projeto, que não contou com participação da oposição que se retirou do plenário”, informou Medeiros.


Fonte:www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=inicio&pagina=1

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

RESULTADO DO LIRA NACIONAL SERÁ DIVULGADO NA PRÓXIMA SEMANA

Será divulgado na próxima sexta-feira, 11 de novembro, o resultado do Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2011 Nacional.

O estudo foi realizado em Salvador entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, com o objetivo de se obter um diagnóstico da atual situação da dengue na cidade, subsidiando as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate ao mosquito transmissor da doença.

O levantamento também foi feito em outros municípios do país com mais de 100 mil habitantes e com grande fluxo de turistas. O Ministério da Saúde utilizará os resultados para identificar as cidades com índices satisfatórios, que estejam correndo risco de surto ou que estejam em estado de alerta. O último diagnóstico feito no município revelou um Índice de Infestação Predial de 6%. Porém, a expectativa é que haja redução do IIP por conta da diminuição de criadouro encontrados nos 45 mil imóveis visitados que serviram de amostragem. Isso pode ser atribuído aos tratamentos de depósitos (tanques, tonéis, vasos de planta...) realizados nos últimos meses pelos agentes de combate às endemias, além das ações de mobilização social, mutirões de limpeza e abertura de imóveis fechados.

Reprodução do Aedes Aegpyti


Vacina contra a dengue até 2015

A notícia do início dos testes em seres humanos em Fortaleza de uma vacina contra a dengue coloca em destaque a possibilidade da obtenção já nos próximos anos de um medicamento preventivo contra a doença. Ameaça para 2,5 bilhões de pessoas em mais de 100 países, a dengue é um desafio para as autoridades de saúde pública no Brasil, que precisam destinar, a cada ano, mais recursos para ação de prevenção e atendimento.

Somente em 2011, foram mais de 608 mil casos prováveis registrados no País até agosto, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2000 e 2010, foram 508.874 internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) por dengue clássica e dengue hemorrágica. “Se no começo da década de 80 era uma doença que não se tinha uma gravidade muito acentuada, com a ampla circulação do vírus no País, começa a haver um processo de agravamento”, descreve Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.

Apesar de ser conhecido dos cientistas desde 1944, o vírus da doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus ainda intriga os pesquisadores pelo seu caráter tetravalente.

Em 1945, uma vacina contra o sorotipo um chegou a ser obtida por Albert Sabin e Walter Schlesinger, mas até a década de 1980 pouco se avançou na obtenção de uma vacina que proteja contra os quatro sorotipos da doença.

Em busca da vacina

Tendo em vista a amplitude da doença e o potencial econômico de uma futura vacina, os estudos têm mobilizado pesquisadores acadêmicos, indústrias farmacêuticas e órgãos como o Instituto Butantan, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. No lado das pesquisas públicas, o Instituto Butantan anuncia ter encontrado uma vacina e projeta para 2015 a chegada ao mercado. Segundo o Instituto, a vacina já foi testada nos Estados Unidos e é segura.

Na vertente privada, o laboratório francês Sanofi-Pasteur projeta o período de 2014 e 2015 o início da produção da vacina candidata que o laboratório vem testando em 13 países da Ásia, América Latina, inclusive o Brasil, além de Estados Unidos.

O Ciência&Saúde desta semana detalha como essa pesquisa vem sendo desenvolvida, como serão os testes em Fortaleza e trata de outras pesquisas em andamento no Ceará sobre a dengue.

Por quê

Entenda a Notícia

A guerra ao mosquito segue nas ruas e casas, mas há décadas intriga os cientistas. A descoberta de uma vacina que previna os quatro sorotipos da doença é um fi

Fonte: O Povo Online

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/vacina-contra-a-dengue-ate-2015/#ixzz1dG2hkouQ

Frente Parlamentar da Saúde promove reunião no Senado

O objetivo é acelerar a regulamentação da Emenda 29, que define percentuais mínimos de investimentos na saúde.

A Frente Parlamentar da Saúde realiza hoje a segunda reunião no Senado. O objetivo é acelerar a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define percentuais mínimos de investimentos federais, estaduais e municipais em saúde, em tramitação naquela Casa.

Segundo o presidente do colegiado, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), a frente e as entidades parceiras do movimento pretendem convencer os senadores a restaurar o texto votado há três anos, que obriga a União a investir o equivalente a 10% de suas receitas correntes brutas no setor.

A reunião está marcada para as 16 horas, no plenário 9, da Comissão de Assuntos Sociais. Além de deputados e senadores, também foram convidados representantes de dezenas de entidades nacionais ligadas ao setor de saúde.

Da Redação
Com informações da Frente Parlamentar da Saúde

Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'

Postado por Urias Miranda às 19:40
Marcadores: BLOG DA ACE PRISCILA E AMIGOS

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prefeitura intensifica o Programa de Controle de Muriçoca

Por Vânia Castro/Sesau

A Secretaria da Saúde de Juazeiro continua realizando o trabalho de controle das muriçocas. A ação iniciou na última segunda-feira (10) no bairro Novo Encontro e já passou pelo Alto do Cruzeiro e Alto do Alencar. Na manhã desta sexta-feira (14), as equipes técnicas aplicaram o larvicida (inseticida) em canais, vegetação, fossas e locais onde existem focos da muriçoca, no Alto do Alencar e durante a noite o carro fumacê retornará ao bairro Novo Encontro e ao Lomanto Júnior.
A ação vai atingir todo o município, mas é importante que as pessoas abram as janelas e portas durante a passagem do carro fumacê para que o trabalho tenha o resultado esperado, informou o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Mário Machado. “O inseticida não provoca nenhum risco à saúde e nem agride o meioambiente, mas quem tiver animal de pequeno porte como pássaros é bom colocá-los em espaço mais seguro”, orientou.
O diretor destaca ainda que a ação mata de imediato 20% das muriçocas. “O larvicida e o fumacê não eliminam 100% das muriçocas. O objetivo é reduzir o número das pragas, oferecendo mais qualidade de vida para a população. O Programa também ajuda a reduzir a proliferação da dengue, mas precisamos também do apoio da comunidade que não deve jogar lixo nas ruas e nem deixar água parada”, disse Mário Machado.

MPF pede prisão de prefeito de Sento Sé

 

O prefeito de Sento Sé, na região do Vale do São Francisco, Ednaldo dos Santos Barros (PSDB), foi denunciado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério Público Federal (MPF) por crime de responsabilidade. Na denúncia, o gestor do município do Vale do São Francisco teria não prestado contas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de recursos recebidos em convênio celebrado em 2006.

O contrato, firmado na gestão anterior a do atual alcaide, era de R$ 100 mil e tinha como objetivo melhorias sanitárias em Sento Sé. Ainda segundo o MPF, após inúmeras prorrogações no prazo do convênio, em razão do atraso no repasse, o termo final para a prestação de contas foi estabelecido para julho de 2009. A Funasa ofereceu mais trinta dias para que o denunciado prestasse as contas finais, o que não ocorreu. P

ara o procurador Paulo Jacobina, o peessedebista “deixou de cumprir a obrigação legal relativa à prestação de contas, no tempo devido, ao órgão competente, da aplicação de recursos federais recebidos, praticando crime de responsabilidade”. Barros também é alvo de um outro inquérito do MPF, que o acusa de desviar verbas federais repassadas para minimizar os efeitos da seca na região. De acordo com a ação, a atual administração recebeu, após convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) R$ 237 mil para serem utilizados na perfuração e instalação de 20 poços tubulares públicos para abastecer a população local com água potável.

Uma auditoria feita pela própria Codevasf constatou que o prefeito, além de não prestar contas, não executou as obras. Caso seja condenado, o tucano poderá pegar pena de reclusão de três meses a três anos, perder o cargo e ficar proibido de exercer qualquer função ou cargo público por cinco anos.
BN

Mulheres na luta para serem pastoras na Assembleia de Deus | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

Mulheres na luta para serem pastoras na Assembleia de Deus | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso