banner


sábado, 30 de abril de 2011

SINTRAB

Caros ACS e ACE,
Recebemos
na tarde deste terça-feira um comunicado do RH da secretaria de saúde,
dizendo que não mais será efetuado o desconto da contribuição referente a
filiação dos agentes comunitários e de endemias a esta entidade
sindical.
Ou seja, desfiliando por pressão, a categoria desta entidade representativa.
Isso é um absurdo!
E a opinião de vocês, não importa?
E o livre arbítrio?
E os planos de saúde, muitos estão fazendo tratamento? E agora
Precisamos fazer algo
Repassem para os seus colegas
Abraços!
Atenciosamente:
Luciana Lima
Diretora de Imprensa e Comunicação

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hospital Regional de Juazeiro envia nota sobre vítima de meningite

A diretoria médica do HRJ informa a paciente foi admitida
na sexta feira por volta das 21h com sintomas gerais de febre,
mal estar e dores no corpo. Foi medicada, reavaliada e liberada,
segundo seus próprios familiares em bom estado geral, tendo
chegado a seu lar, se alimentado e ido dormir. Retornou no
sábado com manifestações neurológicas sendo encaminhada
para UTI, onde foram realizados os exames para investigação,
confirmação do quadro e iniciado o tratamento.
Esclarece ainda que a doença meningocócica pode ser confundida
com outras doenças infecciosas como, por exemplo, o dengue grave.
É uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal com potencial de
acometer de forma rápida e fulminante pessoas previamente saudáveis.
A doença tem início abrupto e evolução rápida, podendo levar a morte
em menos de 24 a 48 horas.


Ascom HRJ

Publicado por: Geraldo José às 10:00

terça-feira, 26 de abril de 2011

Seis respostas sobre a dengue tipo 4.

A dengue tipo 4 (DENV- 4) é a menos comum dos três tipos existentes no Brasil, mas os casos aumentaram nos últimos meses. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus ficou 28 anos sem aparecer no país e foi detectado novamente em julho do ano passado. Este ano, já foram comprovadas até o momento 77 ocorrências em oito estados brasileiros - Amazonas, Pará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.


Apesar de não haver grandes diferenças em relação aos diferentes tipos de dengue, esse aumento de incidência do quarto vírus preocupa o governo e os especialistas. Ao mesmo tempo, prevenir a expansão é fácil e precisa do empenho de toda a sociedade. Logo abaixo, o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde, de São Paulo, e o infectologista Marcos Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia, esclarecem as principais dúvidas sobre a 
dengue 4. 


1. A dengue tipo 4 é a mais grave dos vírus da dengue? 
Não. De acordo com Celso Granato, os quatro vírus são parecidos entre si: "Quando uma pessoa contrai dengue não dá para saber qual é o tipo pelos 
sintomas, porque são os mesmos para todos". Por isso, independente do vírus, a pessoa pode apresentar dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito.

2. Então por que há tanta preocupação com a dengue tipo 4? 
Com mais um tipo circulando no Brasil, as chances das pessoas contraírem dengue diversas vezes é maior. "Quem teve dengue do tipo 1, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos", esclarece Marcos Cyrillo, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O grande perigo é que, cada vez que uma pessoa tem dengue, aumenta o risco de ter a forma hemorrágica, o quadro mais grave da doença. O infectologista Granato explica que isso acontece porque, quando o organismo já tem anticorpos de um tipo, facilita a entrada de outro vírus na célula sanguínea. "Os anticorpos não identificam aquele novo vírus como inimigo e, ao permitirem sua entrada nas células, aumentam as chances de evoluir para a dengue hemorrágica", afirma o especialista.

Dessa forma, Granato faz a seguinte comparação: em cada mil pessoas com dengue, geralmente três apresentam a forma hemorrágica. Já a cada mil pessoas com dengue pela segunda vez, 30 poderão ter na forma mais grave. Pela terceira vez, esse número vai para aproximadamente 60.
Mosquito Aedes aegypti - Foto: Getty Images
3. Como descobrir se estou com dengue tipo 4 e não de outro tipo?
Há um kit distribuído pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) que permite fazer um teste para descobrir o vírus. Aqui no Brasil, é realizado em laboratórios como o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Foi esse exame que permitiu ao Ministério da Saúde indicar a dengue do tipo 1 como a mais comum no Brasil, representando 73% dos casos no primeiro trimestre de 2011.

4. Pode haver uma epidemia de dengue do tipo 4?
Os especialistas acreditam que sim, provavelmente no verão, quando o calor for maior. No entanto, é algo simples de ser evitado. "A incidência da dengue do tipo 4 é maior nos estados que menos fazem a prevenção corretamente", explica Granato. Prevenir esse tipo de dengue ou qualquer outro significa impedir a proliferação do mosquito transmissor. E isso começa dentro da casa de cada um, combatendo focos de água parada. Essas medidas já estão dando certo: o Ministério da Saúde indicou que o número de notificações de dengue no Brasil caiu nos três primeiros meses de 2011 (254.734 casos), em comparação com o mesmo período de 2010 (448.701 casos).
5. Por que ainda não há uma vacina contra a dengue?
Exatamente pelo fato de existirem quatro tipos de vírus. "Imagine só: você vacina uma pessoa contra a dengue do tipo 4, ou seja, faz com que ela crie anticorpos contra esse vírus. No entanto, caso ela seja infectada por outro dos três tipos, terá mais chances de ter 
dengue hemorrágica", adverte Granato. Se for criada uma vacina contra os quatro tipos e um novo vírus aparecer, o perigo será o mesmo. É por isso que a prevenção deve ser feita evitando o acúmulo de água.

6. Como posso saber se estou com dengue ou com uma gripe comum?
Como os sintomas são muito parecidos, só dá pra saber fazendo exame de sangue. Caso você suspeite que esteja com dengue, é só ir o quanto antes a um pronto socorro ou a um médico clínico geral. É importante lembrar que a aspirina deve ser evitada nesses casos, porque ela altera as plaquetas do sangue - células que ajudam na coagulação sanguínea -, assim como o vírus da dengue também provoca essas alterações, podendo causar mais sangramentos.

Juazeiro pode ser afetada por greve dos médicos do Estado

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, se reuniu com representantes dos médicos para negociar um acordo com a categoria, que ameaça entrar em greve no dia 3 de maio. Segundo nota da Sesab, foi firmado o compromisso de implantar, na íntegra, o que está previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).
Após duas horas de reunião, ficou estabelecido que o grupo voltará a se reunir ainda esta semana para tentar fechar um acordo e evitar uma possível paralisação em todo o estado da Bahia.
A pauta de reivindicações é pelo plano de cargos e salários, que foi oficializado em 2009, mas não foi posto em prática. Eles reclamam ainda do desnível no pagamento das gratificações e suspensão da negociação sobre o pagamento da URV.

BRASIL É O 3º PAÍS EM QUE MAIS SE CRÊ EM DEUS

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo", segundo estudo conduzido em 23 países. Os dados, recolhidos pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, mostraram que 82% dos brasileiros entrevistados dizem acreditar na existência divina. O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados. As opiniões sobre as teorias evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pelo levantamento do instituto Ipsos. Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Informações da BBC Brasil.

Vítima de meningite, jovem morre em Juazeiro

 A Secretaria de Saúde em Juazeiro, confirmou ontem (25), que a morte de Juliane Heloíse Carvalho, 14 
anos, foi por causa de uma meningite bacteriana. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), dará continuade aos exames para descobrir o tipo de bactéria. Já foram registrados dois casos da doença este ano na cidade.
Segundo familiares, tudo começou quando a menina chegou da escola, no dia 16 de abril, dizendo que estava com frio. Juliane começou a ter febre e os pais a deram um remédio, porém a menina continuou a se sentir mal e foi levada para o Hospital Regional. Como a suspeita inicial foi de dengue, a menina recebeu uma medicação e foi para casa.
Ainda de acordo com familiares, no dia seguinte, a adolescente voltou para a unidade hospitalar quase inconsciente e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse dia, em que uma tomografia teria confirmado meningite, Juliane morreu. A família da estudante ainda acredita que houve erro médico no primeiro diagnóstico e que a garota poderia ter sido salva a tempo. O hospital ainda não se manifestou sobre o ocorrido.


Coordenação do cursinho Pré-vestibular de Juazeiro divulga lista de aprovados

A coordenação do curso Pré-vestibular gratuito, oferecido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), divulgou nesta segunda-feira (25), o resultado do processo seletivo simplificado. Os candidatos se inscreveram de 11 a 15 de abril, e foram avaliados por currículo escolar (levando-se em consideração a média aritmética obtida, no ensino médio, em português e matemática). Os aprovados deverão efetuar matrícula de 02 a 05 de maio no Colégio Municipal Paulo VI e as aulas terão início dia 09.Acompanhe nos links abaixo, a lista com os nomes dos aprovados por ordem de classificação e ordem alfabética.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cursos da UFRPE, em Afrânio, estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para cursos a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) até o próximo dia 30 de abril de 2011. O Programa está ofertando 830 vagas para ingresso na primeira entrada de 2011 e 900 vagas para ingresso na segunda entrada de 2011. Os polos de oferta de vagas são: Afrânio, Camaçari, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Pesqueira, Piritiba, Recife e Surubim.
Podem se inscrever exclusivamente os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010. No momento da inscrição, o candidato fará opção por apenas um curso e uma entrada. Caso haja vagas remanescentes, a UFRPE fará novas chamadas até a ocupação total das vagas ofertadas, observando a ordem decrescente da nota de classificação.

IF-Sertão em Petrolina promoverá festival de atletismo





O Núcleo do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão) em Petrolina promoverá, no próximo dia 30, um festival de atletismo envolvendo estudantes das escolas dos bairros Cacheado e João de Deus, além de representantes do próprio IF-Sertão.
O evento acontecerá no campo e na pista de atletismo da instituição e envolverá o maior número possível de provas na modalidade.
Um grupo da terceira idade também foi convidado a participar do festival e fará, inclusive, avaliações físicas para as disputas.

domingo, 24 de abril de 2011

Agentes de Saúde ganham Prêmio de um Salário Mínimo para cada ACS e ACE.



A Prefeita de Barreiras-BA. Jusmari Oliveira e o secretário de Saúde Juca Galvão acompanharam neste, 19/04/2011, a entrega do Prêmio Edno Batista Rebouças aos 202 agentes comunitários e 54 agentes de endemias de Barreiras. O prêmio foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde em 2010 com a finalidade de incentivar profissionais que atuam no controle da doença. Dos 417 municípios baianos inscritos, pouco mais de 30 foram contemplados com o incentivo, entre eles Barreiras que conseguiu uma redução nos índices da dengue.

Barreiras-BA. cumpriu todas as exigências propostas, como a desprecarização do vínculo empregatício dos agentes e o alcance do índice de infestação predial menor que 1% no período de janeiro a junho de 2010 – justamente a época de chuvas. Os indicadores foram auferidos através dos respectivos sistemas de informação monitorados pela área técnica responsável, na Secretaria Estadual de Saúde.

“Muitas prefeituras não regularizaram a situação de seus agentes e por isso não receberam o prêmio. Barreiras-BA. fez o trabalho, então, temos que agradecer o envolvimento de todas as partes que buscaram essa conquista”, destacou Gilvan Ferreira, Presidente do Sindicado dos Agentes Comunitários de Barreiras-BA.

O prêmio, que tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue, consiste no valor de um salário mínimo vigente, para cada um dos ACS e ACE dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos na portaria que regulamenta o prêmio.

Os critérios para a concessão do prêmio são: a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE; a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%; e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.

“Esse evento é a manifestação do reconhecimento que a comunidade de Barreiras-BA. tem pelos serviços do agente comunitário de saúde e o agente de controle de endemias. Não há dinheiro que pague o orgulho que temos pelo trabalho desses profissionais”, observou a prefeita Jusmari Oliveira.


FONTE:  BLOG UAU MAIS


COMPANHEIROS DE TODOS  BRASIL TEMOS QUE TIRÁ O CHAPÉU PARA ESSA PREFEITA.
TINHA QUE SER UMA PREFEITA(MULHER),  PARABÉNS  Srª JUSMARI OLIVEIRA, O BRASIL PRECISA DE GENTE COMO A SENHORA.
DEUS ABENÇÕE SUA VIDA E DO SEU SECRETARIO DE SAÚDE JUCA GALVÃO E TODOS QUE FAZEM A SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO PRINCILPALMENTE AOS COMPANHEIROS.

PARABÉNS Á TODOS.

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso