banner


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dengue deixa Cuiabá em situação de alerta, confirma ministério

Quatorze capitais brasileiras, incluindo a de Mato Grosso, estão em situação de alerta por causa da dengue. Embora o assunto não seja desconhecido da população e até mesmo do poder público, o alerta é para que as ações de controle não sejam interrompidas já que poderiam alterar o quadro para situação de risco. Em Cuiabá, Salvador, Palmas, Belém, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Natal, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti variou entre 1% e 3,9%.
Na prática, o percentual indica a presença de larvas do mosquito nas residências pesquisadas. No Brasil são 154 cidades em situação de alerta, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde. Os resultados são fruto de uma nova atualização do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com o ministério, das 14 capitais brasileiras Salvador apresentou o maior índice de infestação: 3,5.
Mato Grosso aparece logo em seguida. A análise do Governo mostra que em cada 3,4 casas pesquisadas em Cuiabá verificou-se a existência de larvas do mosquito causador da dengue. A terceira capital com maior índice de infestação é Palmas (TO), com 2,7. Na sequência aparecem Rio de Janeiro e Maceió, cada uma com 2,4. Em Belém e Recife o índice foi de 1,9. Em Goiânia e Aracajú foi de 1,6. Manaus (1,5), Boa Vista (1,4), Fortaleza (1,2), Vitória (1,2) e Natal (1,0) também estão em situação de alerta.
Segundo o Ministério da Saúde, outras dez capitais apresentam índice satisfatório - Macapá, São Luís, Teresina, João Pessoa, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. Curitiba ainda está consolidando os dados.
Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o ministério aguarda a consolidação dos dados em 127. Há três semanas, o Ministério da Saúde havia divulgado o primeiro resultado parcial do LIRAa 2010, quando 300 municípios haviam concluído o levantamento. Daquele total, 15 haviam apresentado risco de surto, 123 estavam em situação de alerta e 162 em situação satisfatória. No ano passado, 169 municípios fizeram o LIRAa.
Ainda conforme o ministério, o Brasil tem 24 cidades em risco de surto de dengue - incluindo duas capitais
Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Estes municípios registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas.
Dados do Estado
De janeiro até o último dia 2, 43.573 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso. O número é inferior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, quando alcançou 49.703 registros. Dos casos contabilizado neste ano, 921 são considerados graves. Há ainda 60 mortes notificadas, sendo que 53 foram confirmadas e outras 7 estão sob análise.
Somente na capital, 4.776 casos de dengue foram notificados, sendo 113 como graves. Quatro mortes foram confirmadas como sendo em decorrência da doença e outras quatro estão sob investigação. Já em Várzea Grande, são 1.994 notificações da doença e quatro mortes confirmadas. Em Sinop há nove casos de mortes pela doença e um sob investigação.



Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso