banner


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bolívia declara emergência nacional por epidemia de dengue

LA PAZ (Reuters) - O governo da Bolívia declarou na quinta-feira emergência nacional para conter um surto de dengue que já matou nove pessoas e infectou outras 1.300.


A ministra da Saúde, Nila Heredia, disse que mobilizou vários médicos e outros funcionários para o departamento amazônico de Beni, onde foi detectada a maior parte de mortes e infecções.

'Os casos evidentemente aumentaram nos últimos tempos, por isso não apenas declaramos alerta, mas emergência nacional, fundamentalmente nas regiões mais afetadas', afirmou a jornalistas.

O vice-ministro da Saúde, Martín Maturano, disse que na atual época de chuvas, a dengue poderia superar a letalidade da temporada passada, quando foram registradas 25 mortes num total de pouco mais de 8.000 infecções. O período chuvoso na Bolívia vai de outubro a março.

'Estamos levando recursos humanos, abrimos centros para o tratamento e estamos dando recomendações à população', disse Mauricio Rosseau, diretor de saúde de Beni, onde a doença transmitida por um mosquito afetou, inclusive, o prefeito da capital regional.

Segundo o vice-ministro Maturano, Bolívia, Brasil e Paraguai são os países sul-americanos mais afetados pela dengue, que costuma atingir seu auge na época de chuvas devido ao grande número de poças e outros depósitos de água ao ar livre onde se reproduz o mosquito transmissor Aedes aegypti.

(Reportagem de Claudia Soruco)

Prefeitura vai fazer concurso público para a Saúde e para o SAAE

Junto com o projeto de reforma administrativa, que está sob apreciação dos vereadores, o prefeito Isaac Carvalho também enviou à Câmara projetos de lei para realizar concurso público na área de Saúde e no SAAE. O prefeito Isaac Carvalho decidiu aguardar a decisão da Câmara para poder se pronunciar sobre os projetos.






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Núcleo Juazeiro do IFBA divulga resultado do processo seletivo 2011.1

Ascom/PMJ
























A coordenação acadêmica do Núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA -, em Juazeiro, divulga o resultado do processo seletivo 2011.1 referente aos cursos Técnicos em Comércio e Segurança do Trabalho. As matrículas serão efetuadas nos dias 20, 21, 24 e 25 de janeiro, das 13h às 22h, na sede do Núcleo do IFBA que fica localizado naAntiga Escola da Companhia de Navegação do São Francisco. Esta é a segunda turma do curso de técnicas comerciais e a primeira em segurança do trabalho. O telefone para contato é o (74) 9979-5174. Confira o resultado abaixo:







MODALIDADE SUBSEQUENTE

RESULTADO 1ª CHAMADA 2011.1









COMÉRCIO – JUAZEIRO







1. ALDENI VIEIRA

2. ANA ISABEL DE BRITO E SILVA ROCHA

3. ANGELA MARIA DA SILVA

4. ANNA VALLERIA GALDINO

5. CASSIANO SOARES DA SILVA

6. CATIA DE CARVALHO FERREIRA

7. CLEIDIMAR DIONISIA DE SANTANA

8. ELAINE GOMES FREIRE

9. ERIVELMA OLIVEIRA COSTA

10. GEUSA LIRA CABRAL

11. ISAIRA RODRIGUES RIBEIRO

12. JEFFERSON FERREIRA GONÇALVES

13. JUCIMEIRE TENORIA RODRIGUES

14. KEWRI DE SÁ OLIVEIRA MORGADO

15. LÍLIAN DE SOUSA RAMOS

16. MARIA NATIVIDADE FERREIRA DOS SANTOS

17. MEIRIVAM COSTA SANTOS

18. PAULO GIOVANE DOS SANTOS

19. POLIANA SOUZA SILVA

20. RAFAEL VARJÃO CARDOSO

21. SILVANA SILVA GOMES

22. TAISE DA MATA SANTOS

23. TATIANE DE SOUSA RAMOS

24. VICTÓRIA JANNY CÂMARA BASTOS



SEGURANÇA DO TRABALHO


1. ADEILSON MACHADO DE OLIVEIRA

2. AGNALDO RODRIGUES SETUBAL

3. ALISSON EDUARDO ALVES RODRIGUES

4. ANA LUCIA DA SILVA SANTOS

5. ANA PAULA ALVES DIAS

6. ANA RUFINA DE MATOS PEREIRA DE LIMA

7. BRUNO GUEDES SILVA CARDOSO BENEVIDES

8. CAMILLO RAPHAEL SANTANA DE CARVALHO

9. CANDICE SOARES DOS SANTOS

10. CARLA CRISTIANE ALVES DOS SANTOS FREIRE

11. CAROLINA LARISSA VASCONCELOS E FREITAS

12. CLÁUDIA BARBOSA DOS SANTOS

13. EDEILDO DE SOUZA OLIVEIRA

14. ELIELSON EVANGELISTA DA ROCHA

15. FRANCIMAR EVANGELISTA DE ALMEIDA

16. FREDSON PAULO PEREIRA DOS SANTOS

17. GESA MICHELE MOREIRA DA SILVA

18. GICELMO DIOGO DE MELO

19. GILDEANE PEREIRA VARJAO

20. GISELLE VALERIO DA ROCHA NUNES

21. IGOR LOPES DE JESUS DOS ANJOS

22. IRIS MARQUES BITENCOURT

23. JACQUELINE PEREIRA DE SOUZA

24. JADNAELSON DA SILVA SOUZA

25. JESSICA MILENE NUNES MATOS

26. JOSEDNA BEZERRA LEITE

27. JOSILENE JACINTO DO SANTOS

28. LEANDRO PINHEIRO MATOS

29. LEONARDO MÚCIO DE OLIVEIRA LUCENA

30. LUCIANA CHAGAS SILVA

31. LUIZ CARLOS GOMES COSTA JÚNIOR

32. ROBSON MARQUES DOS SANTOS

33. SANDRA RENER FERREIRA

34. SOLANGE AUGUSTO DE LIMA

35. SUELY NUNES

36. TASSIA JULIANA XAVIER VITOR

37. THIAGO FERREIRA SANTOS

38. UESLEI MICHEL SOUZA SILVA

39. WILZEMBERGUE BARBOSA DOS SANTOS

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MATERIAL ESCOLAR: SAIBA O QUE É PERMITIDO!


*Josemar Santana
O movimento de volta às aulas já começou com a corrida de pais e responsáveis de estudantes às livrarias e lojas do ramo, munidos de listas de material escolar para compras, fornecidas pelos colégios de seus filhos.
Apesar de existir Lei Nacional que dispõe sobre o assunto, desde o ano de 1990 (Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor – CDC), portanto, há 20 anos, ainda há muitos pais e responsáveis que não sabem o que lhes é permitido ser cobrado na lista de material escolar pelas instituições de ensino.
Aqui na Bahia existe Lei Estadual regulando o assunto (Lei 6.586/1994), estabelecendo que só podem ser solicitados nas instituições de ensino pré-escolar, fundamental e médio, itens diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico. Materiais de consumo ligados ao expediente da instituição de ensino não podem integrar a lista de material dos alunos.
Assim, os pais e responsáveis devem verificar a finalidade do material solicitado e também devem observar se as quantidades pedidas nas listas são razoáveis para a sua destinação, porque a maioria das reclamações que chegam ao Procon-Bahia se refere às quantidades abusivas.
Procon é órgão de defesa do consumidor, que só existe nas Capitais e nas grandes cidades – Em Bonfim as opções são a Promotoria de Justiça e o Juizado Especial Cível, que funciona no 2º andar do Shopping.
Note-se que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) “não estabelece limites com relação às quantidades destes materiais, mas, exige que a escola disponibilize o plano de aulas juntamente com a lista de materiais”, orienta Roberta Cerqueira, do Procon-Bahia, em reportagem publicada na edição do último dia 12, no Caderno CIDADE, da Tribuna da Bahia.
RELAÇÃO DE MATERIAL PERMITIDO: Livros didáticos – Caixa de lápis de cor/hidrocor – Lapiseira – Lápis – Massa de Modelar – Borracha – Outros de uso individual.
RELAÇÃO DE MATERIAL NÃO PERMITIDO: Papel higiênico – Cartucho/fita de impressora – Papel ofício – Álcool líquido ou em gel – Palito de dente – Fita Adesiva – Pincéis/lápis para quadro branco – Algodão – CD room – DVD virgem – Artigos de limpeza e higiene (desde que não seja do uso individual do aluno).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1 – Os pais e responsáveis podem optar pela entrega total ou parcial do material escolar, desde que a entrega seja feita antes do período de sua aplicação;
2 – A instituição de ensino deve fazer a devolução da sobra de material, ao final do ano, se houver;
3 – A instituição de ensino poderá pedir novos materiais durante o período letivo, mas, não pode exceder a 30% da lista original;

4 – A instituição de ensino pode estabelecer uma TAXA DE MATERIAL, para a aquisição ser feita pela própria escola, mas ao consumidor deve ser dada a opção de adquirir por conta própria o material;

5 – A instituição de ensino não poderá especificar MARCA DE MATERIAL e nos casos em que for confeccionada pela própria instituição, esta informação tem que ser dada desde o momento da matrícula do estudante;

6 - A instituição poderá optar pela comercialização do fardamento, alegando questões de segurança quanto à logomarca e também em relação ao aluno, mas, o preço oferecido precisa estar de acordo com o praticado no mercado.
*Josemar Santana é jornalista e advogado
Publicado por: Geraldo José às 22:00

domingo, 16 de janeiro de 2011

Inscrição SISU 2011 – Sistema de Seleção Unificada

SISU inicia hoje período de inscrições

SISU – Sistema de Seleção Unificada , do Ministério da Educação (MEC), abre hoje (15/01) a partir das 6h as inscrições para 83.125 vagas distribuidas por 83 instituições públicas. Em relação a 2010, sua primeira vez, houve um crescimento de 77%. Confira abaixo um passo a passo sobre como fazer sua inscrição no sistema, quais as regras de funcionamento e as oportunidades que ainda estão por vir:



Quem pode participar do SISU?

Todos os que participaram do Enem 2010 poderão participar. As notas obtidas no Enem 2009 não são validas no Sisu 2010.



Inscrição SISU 2011

As inscrições podem ser efetuadas na página do Sisu na internet (sisualuno.mec.gov.br) entre 15 de janeiro de 2011 e terça-feira 18/01 sempre das 6h às 23h59m . O candidato poderá escolher até dois cursos e instituições e deve colocá-los por ordem de prioridade.
No ato da inscrição o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2010. Em caso de perda da senha é possível recuperá-la no site do Enem 2010.

Após o primeiro acesso, o sistema importará os mesmos dados informados na inscrição do Enem, assim como as notas obtidas pelos candidatos. No caso de mudanças nos dados cadastrais, estas devem ser feitas diretamente na página do Sisu.

Sisu 2011 - Nota de corte

Das 0h às 5h59m, o MEC processará os dados para calcular as notas de corte de cada curso. Às 23h59m do dia 18 de janeiro de 2011, o sistema será encerrado definitivamente.

Aprovados SISU 2011

Serão feitas três chamadas sucessivas:



Primeira chamada

Resultado 22 de janeiro de 2011

Matrícula dos candidatos selecionados 25, 26 e 27 de janeiro de 2011



Segunda chamada

Resultado 01 de fevereiro de 2011

Matrícula dos candidatos selecionados 03 e 04 de fevereiro de 2011
Terceira e última chamada

Resultado 10 de fevereiro de 2011

Matrícula dos candidatos selecionados 11 e 14 de fevereiro de 2011

Confira abaixo a lista das instituições

Universidades federais

Fundação Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre – 408;

Fundação Universidade Federal De Viçosa – 636;

Fundação Universidade Federal Do ABC – 1.700;

Fundação Universidade Federal Do Pampa – 2.725;

Fundação Universidade Federal Do Tocantins – 402;

Fundação Universidade Federal Do Vale Do São Francisco – 1.330;

Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – 809;

Universidade Federal De Alfenas – 1.037;

Universidade Federal De Goiás (UFG) – 206;

Universidade Federal De Itajubá – 990;

Universidade Federal De Juiz De Fora – 176;

Universidade Federal De Lavras – 591;

Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT)– 5.168;

Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (UFMS)– 3.920;

Universidade Federal De Ouro Preto – 1.218;

Universidade Federal De Pelotas – 3.076;

Universidade Federal De Pernambuco (UFPE)– 25;

Universidade Federal De Roraima (UFRO)– 202;

Universidade Federal De São Carlos – 2.553;

Universidade Federal De São João Del Rei – 166;

Universidade Federal De São Paulo (UFESP)– 2.041;

Universidade Federal De Uberlândia – 312;

Universidade Federal Do Acre – 70;

Universidade Federal Do Amazonas – 1.864;

Universidade Federal Do Ceará – 5.724;

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro – 1.195;

Universidade Federal Do Maranhão – 1.918;

Universidade Federal Do Paraná – 524;

Universidade Federal Do Piauí – 2.893;

Universidade Federal Do Recôncavo Da Bahia – 1.320;

Universidade Federal Do Rio De Janeiro – 4.925;

Universidade Federal Do Rio Grande – 2.439;

Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte – 245;

Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri – 691;

Universidade Federal Fluminense – 863;

Universidade Federal Rural De Pernambuco – 1.639;

Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro – 1.910;

Universidade Federal Rural Do Semi-Árido – 1.015;

Universidade Tecnológica Federal Do Paraná – 3.150.

Institutos federais

Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca – 602;

Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais – 75;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Baiano – 390;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Catarinense – 870;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Bahia – 547;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Paraíba – 930;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Alagoas – 311;

Instituto Federal De Educação, Ciencia E Tecnologia De Brasilia – 10;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás – 160;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Pernambuco – 310;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Rondônia – 3;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Roraima – 210;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Santa Catarina – 494;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo – 900;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Sergipe – 310;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Acre – 150;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amapá – 160;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amazonas – 160;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará – 1.750;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Espírito Santo – 766;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Maranhão – 1.110;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Norte De Minas Gerais – 345;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Pará – 695;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Paraná – 220;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Piauí – 1.070;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio De Janeiro – 960;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Norte – 350;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul – 560;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sertão Pernambucano – 549;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sudeste De Minas Gerais – 374;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sul De Minas Gerais – 285;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Tocantins – 289;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Triângulo Mineiro – 44;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Farroupilha – 183;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Fluminense – 200;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Goiano – 307;

Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Sul-Rio-Grandense – 150;

Instituto Federal De Mato Grosso Do Sul – 80.

Universidades estaduais e escolas nacionais

Universidade Do Estado Da Bahia – 532;

Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul – 2.350;

Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – 526;

Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul – 422;

Centro Universitário Estadual Da Zona Oeste – 220;

Escola Nacional De Ciências Estatísticas – 120.

Atual.: Divido o grande número de acesso no site do Sisu 2011, alguns usuários podem ter problemas. Em alguns momentos o site pode ficar fora do ar.



Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso