ser um “líder perfeito”, implica em possuir algumas características e qualidades específicas e notórias.
PLANO DE AULA
1. OBJETIVOS DA LIÇÃO
-Compreender que o líder cristão autêntico é aquele que não perde o senso de dependência de Deus.
-Distinguir as características de um verdadeiro líder.
-Descrever os tipos de lideranças encontradas no seio da igreja.
2. CONTEÚDO
Textos Bíblicos: 2 Co 10.12-16; 11.2, 3, 5, 6
O CONCEITO DE AUTENTICIDADE
O que significa ser autêntico? O dicionário mini Houaiss (2001, p. 45) define oferece as seguintes definições:
- Autenticar: reconhecer como autêntico ou verdadeiro;
- Autenticidade: ausência de falsidade;
- Autêntico: verdadeiro, legítimo.
Na liderança cristã atual é preciso discernir entre o autêntico e o falso.
LIÇÕES SOBRE A AUTENTICIDADE DA LIDERANÇA DO APÓSTOLO PAULO
Conforme Sanders (1999, p. 40) “A liderança de Paulo não era perfeita, mas nos proporciona um exemplo tremendamente estimulante e inspirador do que significa continuar avançando para a maturidade”.
Na lição bíblica encontramos descritas algumas características e qualidades da liderança autêntica de Paulo. São elas:
- O objetivo maior de servir ou o compromisso e interesse pelo bem-estar integral da igreja. Esta descrição encontramos na verdade prática da lição e no segundo ponto da mesma. Por várias vezes esse tema foi tratado no decorrer deste trimestre. A marca do verdadeiro desejo de servir está presente em Paulo na forma como era livre da ambição de tirar vantagens financeiras do evangelho e de sua função (11.7-10), do sofrimento a que submeteu-se (11.22-33), na disposição em se gastar em prol das vidas (12.15). Em nossos dias, alguns líderes chamariam Paulo de tolo, burro, besta, ingênuo, santarrão e coisas semelhantes a estas. A razão é que muitos que dizem estar servindo à igreja, na realidade buscam vantagens pessoais, estabilidade financeira, enriquecimento ilícito, aumento desproporcional do patrimônio e outros atos e intenções vergonhosas. É possível perceber em alguns casos o patrimônio de alguns líderes (apostolos , bispos e pastores) se multiplicar em mais de dez vezes em poucos anos em seu “viver do evangelho”. Benção de Deus ou oportunismo? Prosperidade ou imprudência? Deus haverá de julgar cada caso e retribuir de forma justa as intenções e ações equivocadas ou maldosas desses líderes. Se o apóstolo Paulo ressucitasse em nossos dias ficaria surpreso pela ideia capitalista disseminada de que um apostolado e pastorado bem sucedido é medido pelo tamanho do patrimônio acumulado e ostentado por seu possuidor.
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1 Co 10.23)
- O exercício da autocrítica (1 Co 10.12, 13). Conhecer e reconhecer os seus limites, suas imperfeições, suas debilidades, seus erros e necessidades de aperfeiçoamento é uma necessidade na vida de um autêntico líder. A autocrítica ou autoanálise é um exercício constante e salutar. Na Bíblia sagrada encontramos o modelo de Deus para a vida do líder cristão em todo os seus aspectos.
Sanders (idem, p. 52) entende que “Paulo estava plenamente cônscio de suas próprias falhas e deficiências, visto que seu padrão era a maturidade segundo a “estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13). Ele confessou suas próprias limitações:
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.12-14)
- A demonstração de competências para o exercício do seu ministério. Alguns conceitos modernos de competência são relacionados por Resende (2003, p. 30-31):
“Capacidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa” (Dicionário Aurélio B. de Holanda).
“Observáveis características individuais - conhecimentos, habilidades, objetivos, valores - capazes de predizer/causar efetiva ou superior performance no trabalho ou em outra situação de vida (David C. McClelland).
“Competência no trabalho é uma destacada característica de um empregado (que pode ser motivo, habilidade, conhecimento, auto-imagem, função social) que resulta em efetivo e/ou superior performance” (Boyatzis - colega de McClelland nas pesquisas sobre identificação e avaliação de competências).
“Competência é a capacidade de transformar conhecimentos e habilidades em entrega (Joel
Outras definições sem a indicação do autor:
“Competência são atributos pessoais que distinguem pessoas de altas performances de outras, num mesmo trabalho.”
“Pessoas competentes são aquelas que obtêm resultados no trabalho, nos empreendimentos, utilizando conhecimentos e habilidades adequados.”
Uma análise geral no exercício das atividades apostólicas de Paulo nos revela claramente a sua competência, ou seja, esse conjunto de habilidades, dons, talentos, conhecimentos e virtudes que se espera de um líder autêntico.
Além destas qualidades especificadas na lição, ao tratar sobre a liderança de Paulo, Sanders (idem, p. 42-66) nos descreve outras mais. São estas:
- Consideração. Aqui se trata da sensibilidade aos direitos alheios (2 Co 10.13-16);
- Coragem. A prova da coragem de um líder é a sua capacidade de enfrentar fatos e situações desagradáveis, ou mesmo devastadoras, sem entrar em pânico, e sua disposição de tomar medidas firmes quando necessárias, mesmo que sejam impopulares (At 19.30-31; 20.22-23;
2 Tm 1.7; Gl 2.11);
- Determinação. A prorastinação e a vacilação são fatais à liderança. Uma decisão sincera, embora errada, é melhor do que nenhuma. Paulo sempre demonstrou determinação em suas ações: “Que farei Senhor?” (At 22.8,10);
- Ânimo. Ele era forte em caráter e fé. Tal condição foi construída ao longo de sua vida e ministério (2 Co 7.6; Fp 4.11; 2 Co 4.1, 16);
- Amizade. Sobre a qualidade desta marca na liderança de Paulo Sanders (ibidem, p. 50-51) afirma: “Diferente de muitos outros grandes líderes, a grandeza de Paulo não era a “grandeza do isolamento”. Ele era essencialmente gregário, e possuía em grau único o poder de capturar e reter o intenso amor e lealdade dos amigos. Seu amor era autêntico e profundo. […] Um dos grandes segredos da amizade de Paulo era a sua capacidade de amar de modo altruísta, mesmo que seu amor não fosse retribuído (2 Co 12.15);
- Humildade. O currículo dos cursos de liderança do mundo, nos quais se avolumam a preeminência, a publicidade e a autopromoção (marketing pessoal), não inclui a humildade (Mc 10.43; 1 Co 15.9; 2 Co 12.6; Ef 3.8; 1 Tm 1.15);
- A capacidade de ouvir. A sensibilidade às necessidades alheias e a disponibilidade de seguir conselhos se expressam melhor ouvindo do que falando. Ao ler nas entrelinhas, não era difícil perceber que Paulo era um homem que conhecia o valor de ouvir.
- Paciência. O homem que se impacienta com as fraquezas e falhas alheias terá liderança deficitária: “Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidades dos fracos (Rm 15.1). O bom líder sabe adaptar sua marcha à do irmão mais lento;
- Autodisciplina. O líder se torna capaz de conduzir outros na medida que consegue se conduzir (1 Co 9.26-27; 2 Co 10.4-5; Gl 5.23);
- Sinceridade e integridade. Transparência no viver e capacidade de se abrir são qualidades próprias na vida de um líder autêntico, sincero e íntegro (At 24.16; 1 Co 4.4; 2 Co 2.17; 2 Tm 1.3);
- Sabedoria espiritual. Eis aqui mais um elemento essencial para os que ocupam uma posição de liderança (At 6.3). Sabedoria é conhecimento em ação nas questões morais e espirituais. Sabedoria espiritual é envolve o conhecimento de Deus e das complexidades do coraçãoser buscada (Tg 1.5);
- Zelo e veemência. À semelhança de seu Mestre e Senhor, Paulo era sincero e zeloso em toda a obra que realizava para Deus (At 22.3; 1 Co 14.1). É o líder zeloso, entusiasta que mais profunda e permanentemente impressiona seus seguidores.
Para concluir, cito ainda Sanders (ibidem, p. 40), que de forma muito apropriada escreve:
“O conceito que ele tinha do papel do líder na obra cristã reflete-se nas palavras que emprega nessa conexão. Ele é despenseiro (1 Co 4.2), o que significa mordomo ou gerente dos recursos da família. Ele é administrador, isto é, governante (1 Co 12.28), palavra que descreve o timoneiro do navio e, dessa maneira, aquele que dirige a tarefa. Ele é bispo, isto é, supervisor (At 20.28), palavra para guardador ou protetor. Ele é presbítero (At 20.17), o que implica maturidade da experiência cristã. Ele é presidente (Rm 12.8), palavra que significa alguém que se coloca diante das pessoas e as conduz. É claro, nem todos os líderes preenchem todos esses papéis, mas o uso que Paulo faz dessas palavras dá algum indício da complexidade da tarefa, e do quanto é preciso haver flexibilidade e adaptabilidade no exercê-la.”
Apesar de sua humanidade e imperfeições, o exemplo de Paulo como líder autêntico é digno de ser imitado.
3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Relacione num quadro ou em cartaz, ou ainda em alguma outra plataforma de escrita as características e qualidades que autenticavam a liderança de Paulo. Em seguida converse com os alunos sobre a presença das referidas qualidades nas lideranças atuais. Resalte o fato de que não é possível haver um líder perfeito, mas é possível ser um líder autêntico.
4. RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, cartolina, pincel ou giz, etc.
5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
- Bíblia de Estudo Almeida (ARA), SBB.
- Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, Objetiva.
- O livro das competências, Qualitymark.
- Paulo, o líder, Editora Vida.
Uma ótima aula para a glória de Deus!
Publicado no Blog do Pr. Altair Germano
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito."Rm 8:28
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
gospel +
RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel
DESAPARECIDOS
Seguidores
Tradutor
Arquivo do blog
-
►
2015
(2)
- jan. 25 - fev. 1 (1)
-
►
2014
(19)
- set. 28 - out. 5 (1)
- ago. 31 - set. 7 (1)
- jul. 27 - ago. 3 (1)
- jul. 6 - jul. 13 (1)
- mar. 9 - mar. 16 (2)
- mar. 2 - mar. 9 (2)
- fev. 23 - mar. 2 (1)
-
►
2013
(51)
- dez. 1 - dez. 8 (1)
- nov. 24 - dez. 1 (1)
- out. 27 - nov. 3 (2)
- out. 6 - out. 13 (1)
- set. 29 - out. 6 (1)
- set. 1 - set. 8 (1)
- ago. 25 - set. 1 (1)
- ago. 4 - ago. 11 (2)
- jul. 28 - ago. 4 (4)
- jul. 7 - jul. 14 (2)
- jun. 30 - jul. 7 (3)
- jun. 9 - jun. 16 (5)
- jun. 2 - jun. 9 (1)
- mai. 5 - mai. 12 (2)
- abr. 28 - mai. 5 (1)
- fev. 3 - fev. 10 (2)
- jan. 27 - fev. 3 (1)
-
►
2012
(144)
- out. 28 - nov. 4 (3)
- out. 7 - out. 14 (3)
- set. 9 - set. 16 (1)
- set. 2 - set. 9 (3)
- ago. 26 - set. 2 (5)
- ago. 5 - ago. 12 (1)
- jul. 29 - ago. 5 (5)
- jul. 8 - jul. 15 (8)
- jul. 1 - jul. 8 (6)
- jun. 24 - jul. 1 (5)
- jun. 3 - jun. 10 (2)
- mai. 27 - jun. 3 (8)
- mai. 6 - mai. 13 (4)
- abr. 29 - mai. 6 (2)
- abr. 1 - abr. 8 (2)
- mar. 25 - abr. 1 (4)
- mar. 4 - mar. 11 (2)
- fev. 26 - mar. 4 (3)
- fev. 5 - fev. 12 (4)
- jan. 29 - fev. 5 (2)
- jan. 8 - jan. 15 (3)
- jan. 1 - jan. 8 (2)
-
►
2011
(224)
- dez. 25 - jan. 1 (5)
- dez. 4 - dez. 11 (6)
- nov. 27 - dez. 4 (7)
- nov. 13 - nov. 20 (10)
- nov. 6 - nov. 13 (11)
- out. 30 - nov. 6 (1)
- out. 23 - out. 30 (12)
- out. 9 - out. 16 (2)
- out. 2 - out. 9 (5)
- set. 25 - out. 2 (1)
- ago. 7 - ago. 14 (3)
- jul. 3 - jul. 10 (1)
- jun. 26 - jul. 3 (1)
- jun. 5 - jun. 12 (5)
- mai. 29 - jun. 5 (3)
- mai. 8 - mai. 15 (9)
- mai. 1 - mai. 8 (4)
- abr. 24 - mai. 1 (10)
- abr. 3 - abr. 10 (6)
- mar. 27 - abr. 3 (5)
- mar. 6 - mar. 13 (5)
- fev. 27 - mar. 6 (11)
- fev. 20 - fev. 27 (14)
- fev. 6 - fev. 13 (7)
- jan. 30 - fev. 6 (3)
- jan. 9 - jan. 16 (7)
-
►
2010
(228)
- dez. 5 - dez. 12 (1)
- nov. 28 - dez. 5 (1)
- nov. 7 - nov. 14 (1)
- out. 3 - out. 10 (2)
- set. 5 - set. 12 (5)
- ago. 29 - set. 5 (1)
- ago. 8 - ago. 15 (3)
- jul. 25 - ago. 1 (15)
- jul. 18 - jul. 25 (14)
- jul. 11 - jul. 18 (16)
- jul. 4 - jul. 11 (41)
- jun. 27 - jul. 4 (50)
- jun. 20 - jun. 27 (38)
- jun. 13 - jun. 20 (17)
- jun. 6 - jun. 13 (5)
- mai. 30 - jun. 6 (1)
- abr. 25 - mai. 2 (2)
Total de visualizações de página
94,819
Postagens populares
-
A Prefeitura de São Raimundo Nonato (PI) divulgou edital de concurso público para 281 vagas em cargos de nível fundamental, médio, médio/t...
-
PASTOR ELYEO PEREIRA ELEITO NOVO PRESIDENTE DA CEADER - BIÊNIO 2011 - 2013 Ata de eleição da Mesa Diretora da Ceader, ocorrida por ocasião ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário