banner


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sintrab: "Governo Isaac Carvalho não reajusta salário do servidor, apenas equipara ao mínimo"






Em nota enviada ao blog o Sintrab-Saúde está contestando o reajuste anunciado pela prefeitura de Juazeiro hoje, direcionado aos profissionais de Saúde. A entidade sindical diz que não houve reajuste e sim equiparação ao salário mínimo. Confira:



Mais uma vez o Governo Isaac Carvalho não reajusta o salário do servidor, somente equipara ao mínimo.



O SINTRAB/SAÚDE recebeu na tarde desta quarta (23), após as manifestações e reivindicações desta entidade sindical, a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo e que será encaminhada à Câmara e votada no dia 1º de março, próxima terça-feira.



Depois de muita luta, cobranças ao governo e vereadores, documentos enviados, reuniões e manifestações, o Sintrab já se sente vencedor de uma grande batalha.
Entre as reivindicações deste sindicato, o governo em sua proposta atende: Insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde, Equiparação do Incentivo para os Agentes de Endemias, Incentivo para os ACDs (Assistentes de Cuidados Dentários) contratados e equiparação do salário base dos contratados ao salário base dos concursados. No entanto, queremos ressaltar que o Sintrab também propôs:O Reajuste Salarial de 15 % em cima do salário base de R$ 510,00 para todos os servidores da saúde; CET (condição especial de trabalho) para os Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e (ACDs) Assistentes de Cuidados Dentários em greve há quase 50 dias.
A greve dos Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e ACD, continua, pois a reivindicação no movimento paredista ainda não foi atendida.
Quinta e sexta, dias 24 e 25/02 - Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, também estarão com suas atividades paralisadas por 48 horas. Os reajustes ainda não passaram por aprovação dos vereadores; é somente uma proposta. Sentimos muito e somos solidários às demais categorias de servidores lotados em outras secretarias do município, pois não foram contemplados nem com a equiparação salarial.
“Que falta faz um Sintrab na vida de um servidor público municipal em Juazeiro!” diz Telma Marineide vice-presidenta da entidade sindical.

Atenciosamente,

Luciana Lima - Diretora de Comunicação

Publicado por: Geraldo José às 20:30


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ex-árbitro Godói sai da UTI e é transferido para quarto - A TARDE On Line - BRASIL

Ex-árbitro Godói sai da UTI e é transferido para quarto - A TARDE On Line - BRASIL

Dilma diz que novo Fies terá crédito mais barato e maior tempo de carência - A TARDE On Line - VESTIBULAR

Dilma diz que novo Fies terá crédito mais barato e maior tempo de carência - A TARDE On Line - VESTIBULAR

PISO SALARIAL

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PISO SALARIAL DOS AGENTES DE SAÚDE

Com a discussão em torno de um piso salarial nacional para os agentes de saúde do Brasil, muitos políticos fizeram a festa na captação de votos e formação de verdadeiros currais eleitorais, em especial, os que estavam do lado do Governo Lula e na linha de frente pela eleição de Dilma.



Discutiu-se muito a PEC 391/2009, o PL 196/2009 entre outras matérias que tratam do assunto, mas o principal não fora discutido, ou seja, a regulamentação do piso assim que fosse aprovada a alteração do Art. 198 da Carta Maior, o que ocorreu com a transformação da PEC 391/2009 na emenda 63/2010, aprovada e sancionada, alterando, portanto a redação do texto constitucional e dando aos agentes o direito a um piso nacional. Mas só isso não é suficiente para colocar em vigor o tão sonhado piso, pois como a própria emenda diz uma lei federal terá que regulamentar esse piso, in verbes:

“§ 5º Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.”

A redação em vermelho é o que a Emenda 63/2010 alterou no Art. 198 da Constituição Federal, doravante CF. O restante do texto já havia sido inserido na CF pela Lei Federal 11.350/2006.

Depois de muita mobilização, muitos debates e muita traição, em especial dos Dep. Da base do Governo Luma, como por exemplo, a Dep. Fátima Bezerra, na reta final veio à tona que mesmo com a Emenda 63/2010 sancionada, o PL 196 da Senadora Patrícia Saboya não poderia ser votado para regulamentar o piso, pois caso fosse votado e regulamentasse o piso, seria objeto de uma futura Ação Direta de Inconstitucionalidade-ADIM. Argumento usado pela relatora do PL 196, a Dep. Fátima Bezerra do PT/RN.

O argumento suscitado pela relatora foi verdadeiro, pois o piso implicará num considerável aumento das despesas da União, com isso, só uma matéria do Presidente da República poderá regulamentar nosso piso. Até aí tudo bem, mas porque deputados, deputadas, senadores e a CONACS não revelaram bem antes que o PL de Saboya não poderia ser votado e teria que ser um PL de Lula? Porque que a Dep. Fátima Bezerra-PT/RN, que demonstrava ser a maior interessada pelo piso, só veio revelar tudo no período eleitoral, quando não havia mais tempo de Lula mandar a matéria. A resposta é óbvia, não queriam pagar, pois salarial aos agentes, assim como hoje continuam não querendo, e se a categoria não se unir, ficar brigando entre e ao invés de centrar forças num sindicato próprio como nós do RN, ficará de Brasil a fora, 1/3 de agentes esclarecidos e o restante servido de cabos eleitorais para políticos picaretas, que não têm nenhum respeito conosco.



Mensagem terca-feira

Mensagem terca-feira: "Voce recebeu uma mensagem de terca-feira. Clique no link acima para acessar a mensagem recebida!"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amazonas e Ceará começam

Com os novos tipos da doença, governos se preparam para conter possível epidemia
Apesar de, em 2010, o maior número de casos de dengue ter sido registrado nas regiões Sul e Sudeste, em 2011 a tendência indica crescimento da doença no Norte e no Nordeste. Os Estados do Amazonas e Ceará são os Estados com maior número de casos registrados neste ano até agora, de acordo com um levantamento feito pelo R7. A reportagem procurou as secretarias de saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal.

O Ceará lidera a lista de casos confirmados, com 1.352 pessoas infectadas até o dia 4 de fevereiro, com uma morte. Enquanto isso, o Amazonas teve 1.210 casos confirmados da doença – seis pessoas perderam a vida. Há 4.689 notificações da doença, número que engloba os casos que ainda não foram confirmados por exames.
Esses dados são preocupantes principalmente quando comparados aos de anos anteriores, pois o número de notificações deste ano já ultrapassou o total de casos confirmados durante 2010 (4.182) e representa metade dos registros de 2008 (8.500 casos confirmados).







Citronela no combate à dengue

Citronela no combate à dengueDe acordo com o Ministério da Saúde, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Só no mês de janeiro, os casos da doença dobraram no estado do Rio de Janeiro, pulando de 1.447 para 3.069 pacientes. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a dengue ocorre especialmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Segundo a aromaterapeuta Sandra Spiri, uma maneira natural e eficaz de combater a doença é por meio da citronela, que mantém os mosquitos afastados da pele.

A citronela é uma planta que possui mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. "Esses princípios ativos funcionam em conjunto para afastar os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância, que não suportam o aroma que a substância exala", explica a especialista.
Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela pode ser cultivada nos jardins, usada como óleo para o corpo ou em aromatizadores de ambiente ou difusores elétricos. "Quando plantada nos vasos ou canteiros das casas, a planta cresce cerca de 50 cm, criando uma barreira natural contra os mosquitos", ensina a aromaterapeuta.
Extrato de Citronela

Se você cultiva a planta em casa, separe um recipiente de boca larga e preencha-o com um punhado de folhas (cerca de 150g) de citronela, também conhecidas como lâminas. Depois disso, complete a embalagem com álcool de cereais, feche e deixe a mistura em repouso durante 15 dias. "Esse extrato pode ser usado como spray e aplicado no corpo ou no ambiente. É uma mistura 100% ecológica e não apresenta contraindicação, podendo ser usada inclusive em crianças", informa Sandra.

Óleo Essencial de Citronela
De acordo com a aromaterapeuta Solange Lima, o óleo essencial de citronela pode ser aplicado no corpo. O repelente pode ser feito por meio de óleo vegetal, que pode ser de semente de uva, amêndoa ou gérmen de trigo, ou base cremosa, como loção e gel. Para cada 30 ml de um destes produtos, dilua seis gotas de óleo essencial de citronela. "A mistura deve ser espalhada na pele para manter os pernilongos afastados", ensina
Casa livre dos pernilongos
Para deixar sua casa livre dos mosquitos, dilua três gotas do óleo essencial de citronela em água, no disor elétrico ou de cerâmica. "Nesses casos é bom não deixar o aparelho ligado o dia todo, pois o cheiro pode irritar as vias respiratórias", alerta Solange. Ainda é possível fazer um aromatizador de ambientes. Para cada 60 ml de álcool de cereais, coloque de oito a dez gotas de óleo essencial de citronela e borrife em casa.
Segundo Sandra, a ideia é utilizar o extrato ou o óleo essencial de citronela de uma a duas vezes por noite. "A substância deve ser usada de acordo com a quantidade de insetos em um determinado ambiente. O ideal é aplicar os óleos corporais todas as vezes que a pessoa toma banho. Já os sprays matam o mosquito na hora", observa
No entanto, Sandra Spiri acredita que as velas de citronela são menos eficazes no combate à doença. "Costumamos utilizar matéria-prima quente para preparar uma vela. Como o óleo essencial de citronela é um dos mais leves e voláteis, metade da composição evapora no momento da produção do produto, sobrando pouca substância no pavio ou na vela. Quem ainda quiser fazer uso deste material deve optar por produtos de qualidade", esclarece.
Apesar dos benefícios da citronela, é importante tomar medidas preventivas e combater os focos de acúmulo de água na sua cidade. A fêmea do Aedes aegypti chega a colocar cerca de 180 ovos de cada vez, na superfície da água acumulada em latas, garrafas vazias e pratos de vasos de plantas, por exemplo.

"Os métodos naturais representam um caminho para as pessoas terem mais bem-estar, equilíbrio e harmonia. Apesar de ser fundamental sempre buscar acompanhamento médico, as terapias alternativas, como a aromaterapia, combatem a depressão e dão mais autoestima e força de vontade. Para quem está doente esse apoio é fundamental", lembra Sandra.

Descubra suas oportunidades de crescimento no ano de 2011.





Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso