banner


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Agentes Comunitários de Saúde no N-5 participam do I Ciclo Formativo em Alimentação

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizará nesta sexta-feira (06), mais um encontro do I Ciclo Formativo em Alimentação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Desta vez, o evento envolverá os profissionais que atuam na Equipe de Saúde da Família do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 05. A ação tem como objetivo trabalhar o tema “Alimentação saudável para adultos” e é baseada nos “Dez Passos para uma alimentação saudável”, do Ministério da Saúde.

As atividades serão desenvolvidas por um nutricionista que, a partir da perspectiva de educação popular, oferece mais leveza ao encontro, fazendo com que os participantes possam interagir mais, além de facilitar o aprendizado e o esclarecimento de dúvidas. A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explicou a importância de trabalhar o assunto junto aos ACS, que estão em contato diário com as comunidades. “O desenvolvimento de grande parte dos problemas de saúde que hoje acometem jovens, adultos e idosos tem influência direta dos hábitos alimentares, e como estamos trabalhando sempre com a prevenção é fundamental que os ACS levantem a bandeira da alimentação saudável como promotora de saúde”, afirmou.
O encontro, que já foi realizado com as equipes dos bairros Henrique leite, Idalino Bezerra, Gercino Coelho, Areia Branca, Vila Eduardo e no Projeto N-10, trabalha a dietoterapia, que faz parte do tratamento de patologias comuns entre a população, como diabetes, hipertensão e obesidade. “As ações formativas direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde são estratégicas, pois estes estão em contato direto e constante com a comunidade, visitando diariamente as residências. Assim, conhecem bem o modo de vida, os problemas de saúde e contexto em que as famílias estão inseridas”, explicou o o coordenador do Nasf, Bruno Teles.

Ainda durante o Ciclo Formativo em Alimentação, os ACS são orientados para identificar os riscos e realizar orientações importantes para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Nossa intenção é proporcionar aos Agentes, vistos como profissionais de grande importância na saúde pública, maior bagagem técnica, levando cada vez mais informações, pois assim estamos garantindo que as famílias assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possam ser orientadas da melhor forma possível”, finalizou o coordenador do Nasf.

Texto: Taisa Alencar

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

06/05/2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Malária continua como um grave problema de saúde pública

A próxima segunda-feira (25/4) é dedicada ao Dia Mundial da Malária, instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o tema Atingindo progresso e impacto, a 4ª edição da data mostra o empenho da comunidade internacional em erradicar totalmente as mortes causadas pela malária até o ano de 2015.
A doença e suas consequências reduzem a capacidade produtiva da população e o crescimento econômico. Na região da Amazônia Legal, onde ocorrem aproximadamente 99,5% dos casos da doença registrados no Brasil, a doença é um grave problema de saúde pública.
Só para se ter uma ideia, no Estado do Amazonas, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica em Malária, foram diagnosticados mais de 131 mil casos da enfermidade em 2008. Em Pernambuco, foram 19 exames positivos da doença no mesmo ano.
De olho nesse cenário, a comunidade de São José do Jabote, município de Urucará (AM), foi eleita para desenvolvimento do projeto da empresa Basf, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas.
“Escolhemos essa região porque a incidência da malária no local é alta. Os métodos de prevenção tradicionais não puderam ser aplicados facilmente na comunidade. Isso indicou que a malária havia se tornado tão comum quanto um resfriado”, explica a gerente de marketing de saúde ambiental da Basf, Heloísa Beigin.
O estudo teve início em 2008 com a instalação do Interceptor, tela de proteção impregnada com inseticida de longa duração, em todas as residências da comunidade. Desde então, os casos de malária foram reduzidos a 0,12 per capita, em uma população de 200 habitantes em 2010.
Antes da utilização das telas, em 2007, a comunidade registrou 465 casos de malária. Naquele ano, São José do Jabote abrigava uma população de 132 moradores – ou seja, o índice de infecção foi de 3,52 casos por pessoa, mostrando que cada morador contraiu a doença pelo menos três vezes a cada ano.
Os efeitos positivos se espalharam pela comunidade. A redução nos casos de malária permitiu que as crianças voltassem às aulas. Os objetivos de alfabetização foram alcançados em apenas dois anos. Esses efeitos caracterizam uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos pela ONU.
A tela Interceptor, diga-se de passagem, tem se mostrado uma poderosa ferramenta no controle de mosquitos, particularmente o transmissor da malária.
Saiba mais sobre malária:?
- Sintomas: O quadro clínico típico é caracterizado por febre alta, acompanhada de calafrios, sudorese profusa e cefaléia. Em alguns pacientes, aparecem sinais pré-febre, como náuseas, vômitos, astenia, fadiga e falta de apetite.
- Transmissão: Através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.
- Tratamento: A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de terapêutica da malária, editado pelo Ministério da Saúde. A terapêutica inclui substâncias específicas, como a artemisinina.
- Prevenção: Uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes. E há medidas de prevenção coletiva, como pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, melhoramento da moradia e das condições de trabalho.

- Conduta nacional: No Brasil, a política adotada é centrada no diagnóstico e tratamento oportuno e adequado, pois existe estrutura para diagnosticar e tratar todos os doentes de malária na rede pública de saúde.



Segundo IBGE, Juazeiro tem 197.965 habitantes e Petrolina 293.962

Fonte: IBGE

A população brasileira atingiu 190.755.799 em 2010, de acordo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (29), aponta que a população cresceu quase 20 vezes desde 1872, quando foi realizado o primeiro censo demográfico do país. Na época, o Brasil tinha 9.930.478 de habitantes. Ainda de acordo com o levantamento, o estado da Bahia tinha, até o ano passado, 14.021.432 de habitantes.

Juazeiro aparece com um total de 197.965 habitantes, sendo estes 160.775 na sai zona urbana. Os números apresentados pelo IBGE contrariam as lideranças políticas locais que acreditam que a população de Juazeiro já passou dos 200 mil. Segundo o IBGE Petrolina possui uma população de 293.962. Mias de 95 mil pessoas que Juazeiro.

Publicado por Adalberto Mariano em 29 04 11



Inscrições para pré-vestibular gratuito da UPE começam nesta quinta-feira

Alunos e ex-alunos da rede pública de ensino têm mais uma chance de se prepararem para os exames de ingresso ao ensino superior. O Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe/UPE) recebe inscrições para seis mil vagas em todo o Estado, a partir desta quinta-feira (5) até o dia 15 de maio. Os candidatos devem realizar as inscrições pelo site www.upenet.com.br.

A seleção consiste em avaliação escrita, composta por 40 questões, distribuídas entre as disciplinas que são cobradas nos vestibulares das universidades públicas, com exceção de língua estrangeira e redação. A prova será aplicada no dia 5 de junho.

As matrículas dos alunos selecionados acontecem no dia 2 de julho, início das aulas. No ato da matrícula, deverão ser apresentados RG e CPF, e quem já concluiu o ensino médio deve, ainda, mostrar a declaração ou cópia da Ficha 19.

Publicado por Carlos Britto às 18:33



Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso