A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizará nesta sexta-feira (06), mais um encontro do I Ciclo Formativo em Alimentação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Desta vez, o evento envolverá os profissionais que atuam na Equipe de Saúde da Família do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 05. A ação tem como objetivo trabalhar o tema “Alimentação saudável para adultos” e é baseada nos “Dez Passos para uma alimentação saudável”, do Ministério da Saúde.
As atividades serão desenvolvidas por um nutricionista que, a partir da perspectiva de educação popular, oferece mais leveza ao encontro, fazendo com que os participantes possam interagir mais, além de facilitar o aprendizado e o esclarecimento de dúvidas. A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explicou a importância de trabalhar o assunto junto aos ACS, que estão em contato diário com as comunidades. “O desenvolvimento de grande parte dos problemas de saúde que hoje acometem jovens, adultos e idosos tem influência direta dos hábitos alimentares, e como estamos trabalhando sempre com a prevenção é fundamental que os ACS levantem a bandeira da alimentação saudável como promotora de saúde”, afirmou.
O encontro, que já foi realizado com as equipes dos bairros Henrique leite, Idalino Bezerra, Gercino Coelho, Areia Branca, Vila Eduardo e no Projeto N-10, trabalha a dietoterapia, que faz parte do tratamento de patologias comuns entre a população, como diabetes, hipertensão e obesidade. “As ações formativas direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde são estratégicas, pois estes estão em contato direto e constante com a comunidade, visitando diariamente as residências. Assim, conhecem bem o modo de vida, os problemas de saúde e contexto em que as famílias estão inseridas”, explicou o o coordenador do Nasf, Bruno Teles.
Ainda durante o Ciclo Formativo em Alimentação, os ACS são orientados para identificar os riscos e realizar orientações importantes para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Nossa intenção é proporcionar aos Agentes, vistos como profissionais de grande importância na saúde pública, maior bagagem técnica, levando cada vez mais informações, pois assim estamos garantindo que as famílias assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possam ser orientadas da melhor forma possível”, finalizou o coordenador do Nasf.
Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
06/05/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário