banner


sábado, 19 de maio de 2012

MOSCAMED PARTICIPA DO I SALÃO DE TURISMO DA BAHIA


O turismo técnico-científico chama a atenção de operadoras de turismo do mundo todo e colabora para divulgar o turismo de lazer em diversas regiões. A Moscamed participa do I Salão de Turismo da Bahia que iniciou nesta quinta-feira (17) e vai até este sábado, dia 19, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, com o objetivo de informar as operadoras de turismo o que é desenvolvido na biofábrica e o tipo de público interessado em conhecer o local. Agências de viagem e operadoras de turismo do mundo todo estão desenvolvendo roteiros voltados para grupos de pesquisadores em busca de congressos, workshops ou apenas visitas programadas a instituições desenvolvedoras de pesquisas. 

Desde a sua criação, a Biofábrica Moscamed Brasil, localizada em Juazeiro, interior da Bahia, atrai pesquisadores do mundo todo que estudam ou desenvolvem pesquisas relacionadas à biotecnologia e controle biológico. A Moscamed é considerada referência no Brasil e no mundo na produção de insetos estéreis da ceratitis capitata, mais conhecida como moscas-das-frutas, que ataca a fruticultura, interferindo na comercialização e exportação das frutas. 

Há pouco mais de um ano, a Moscamed desenvolveu em Juazeiro, o Projeto Aedes transgênico - PAT, que consiste na produção de mosquitos Aedes Aegypty modificado geneticamente, com o objetivo de supressão populacional para erradicar o vírus da dengue, transmitida pelo mosquito. Nesse cenário, a biofábrica atrai grupos de pesquisadores trazidos por operadoras de turismo que aproveitam a visita e incluem no roteiro o turismo de lazer. "A Moscamed recebe pesquisadores de outros estados e do exterior que vem conhecer as nossas atividades e aproveitando a sua estadia, as operadoras apresentam o produto turístico existente na região", resumiu a Superintendente da biofábrica, Carla Santos. Segundo ela, a Moscamed influencia a região e o estado não só no campo cientifico tecnológico, mas colabora para que o potencial da região seja conhecido por este público.

O I Salão Baiano de Turismo é realizado pela Bahiatursa e pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, é o maior de marketing turístico da Bahia e reunirá os atrativos das 13 Zonas Turísticas do estado, 55 operadores internacionais, 60 operadores nacionais, 40 jornalistas especializados nacionais e internacionais, todo o trade turístico da Bahia, além de um público estimado em 3 mil pessoas por dia. O salão funciona de 14h às 22 horas, no Centro de Convenções da Bahia. Mais informações através do site www.salao.turismo.ba.gov.br. 
Ascom Iana Lima

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bahia está na segunda posição no ranking de mortes provocadas pela dengue




A Bahia amarga a segunda posição no ranking dos estados que tiveram a maior quantidade de mortes confirmadas por dengue este ano, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, foram computadas 13 óbitos no estado, contra 17 mortes no Rio de Janeiro.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as mortes por dengue na Bahia ocorreram em cidades como Salvador, Camaçari, Jacobina, Itabuna, Conceição do Jacuípe e Guanambi.

Na contramão do país, que registrou queda de 44% no número de casos de dengue confirmados, a Bahia está entre os seis estados que tiveram alta nas taxas nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2011. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta quinta (17) pelo Ministério da Saúde.

De janeiro a abril de 2012, foram registrados 28.154 casos em todo o estado da Bahia. No mesmo período do ano passado tinham sido computados 22.424 ocorrências, o que representa um aumento de 5.730 pessoas diagnosticadas com a doença – um incremento de 25%.

Outros cinco estados brasileiros registraram também alta no número total: Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso. Em todo o país foram registrados 286.011 casos e 74 mortes em decorrência da infestação do aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

O número é menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 507.798 ocorrências. O governo ainda informou que houve diminuição de 87% nos casos graves da doença . Neste ano, foram registrados 1.083 registros e em 2011, 8.630.

Fonte: Correio da Bahia Via: www.PortalValeGospel.com

Dias 19 e 20 de maio, acontece o 1º Congresso do Sintrab/Saúde





EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DO Iº CONGRESSO DO SINTRAB/SAÚDE






O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Município de Juazeiro – BA, Inscrita no CNPJ sob o nº 09.095.250/0001-27, no uso de suas atribuições estatutárias, convida todos os sócios e demais servidores da Saúde do Município de Juazeiro – BA, a participarem do Iº CONGRESSO DO SINTRAB/SAÚDE - BA, o qual se realizará nos dias 19 (dezenove) e 20 (vinte) do mês de maio do corrente ano, na Av. Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Junior, Juazeiro/BA, no Auditório do Rapport Hotel. O objetivo deste Congresso do SINTRAB/SAÚDE é apreciar e deliberar sobre a seguinte pauta:


01. Organização política e movimento sindical;
02. Organização interna do SINTRAB/SAÚDE e filiação á Federação, Central e Confederação;
03. Iª Reforma do Estatuto do SINTRAB/SAÚDE;
04. Prestação de contas.


Os prazos para tirada de delegados são:


Reunião para eleição de delegados: 16 de maio de 2012, ás 19hs.
Inscrição de delegados na sede do Sindicato: Até a data de 16 de maio de 2012 na secretaria do sindicato em horário normal de funcionamento.
Os interessados em participar, procurar o Estatuto da entidade na sede do SINTRAB/SAÚDE, sito Rua Canadá nº 59, Maria Goreti, Juazeiro, Bahia.


A Diretoria

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pré-vestibular Universidade para Todos: Matrículas abertas de 21 a 25 de maio em Juazeiro




A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, convoca os 150 candidatos selecionados pelo Programa Universidade para Todos (UpT) para efetivação de matrícula, no período de 21 a 25 de maio.

Os candidatos contemplados com uma das vagas do programa devem comparecer à secretaria do curso, localizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH), na Avenida Edgar Chastinet, s/n, no bairro São Geraldo, das 16h às 21h, e apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência; 01 foto 3X4; Histórico escolar (Ficha 19) para os alunos que já concluíram o Ensino Médio; Declaração constando as notas de Português e de Matemática do 2º ano para os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio regular ou outras modalidades.

A coordenação do programa orienta aos candidatos contemplados que não percam o prazo da matrícula e informa ainda que mais de 400 estão na lista de reserva aguardando possíveis desistências. O início das aulas está programado para o dia 28 de maio. Informações: Universidade para Todos/UNEB − tel. (71) 3371-0107 (ramal 235).

Confira a relação dos contemplados aqui...
Sheila Gomes Ascom Uneb

Brasil reduz em 84% o número de mortes por dengue em 2012

VIGILÂNCIA EM SAÚDE      

Balanço do Ministério da Saúde aponta ainda redução de 91% dos casos graves da doença em relação a 2010

O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Há dois anos foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril. Já no primeiro quadrimestre deste ano o número caiu para 74 óbitos. Os dados são do balanço apresentado nesta quinta-feira (17), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

O balanço da dengue em 2012 revela outros índices positivos no combate à doença. Houve diminuição de 91% nos casos graves da doença, que passaram de 11.845 em 2010, para 1.083 registros em 2012. Já o número total de casos teve retração de 58% - foram 286.011 casos da doença em 2012, contra 682.130 em 2010.

Confira apresentação

O ministro destacou o conjunto de ações do Ministério da Saúde - em parceria com estados e municípios - como fatores para a redução da doença. Exemplo disso é o repasse de R$ 92 milhões repassados a 1.158 municípios, como adicional de 20% aos recursos regulares, com foco na qualificação das ações de prevenção e controle.

“Esses resultados expressivos só reforçam o trabalho do ministério em parceria com os municípios e as secretarias estaduais nas ações no período fora da epidemia, que foram pactuados no ano passado. Os planos por incentivo de desempenho, a checagem pelo LIRAa, o acompanhamento do plano de contingência e as visitas aos estados contribuíram efetivamente para a organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, analisou Padilha.

Ele disse ainda que “o ministério considera um crime contra a saúde pública qualquer paralisação das atividades de combate à dengue por causa das atividades eleitorais. O segundo semestre é fundamental para a mobilização no combate à doença. É o momento de estruturar os serviços de saúde, capacitar profissionais e organizar as ações de vigilância”, reforçou.

O repasse de verba garantiu também o abastecimento regular aos estados e municípios de insumos estratégicos como os kits de diagnóstico e aquisição de inseticidas para o controle do mosquito Aedes aegypti. Foram adquiridos cerca de sete mil kits suficientes para 640 mil exames, 2,5 milhões de quilos de larvicidas e 350 mil litros de adulticidas (fumacê).

Outra ação foi o investimento em atividades de mobilização da população, através da campanha “Toda hora é hora de combater a dengue”, além da distribuição aos municípios de 450 mil cartazes com orientações sobre a classificação de risco do paciente. E foi incrementado o esforço de capacitação dos profissionais de saúde.

O secretário da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, informou ainda que as equipes das Secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Vigilância em Saúde visitaram as regiões do país prestando assessoria técnica e as devidas orientações. “Estamos prontos para auxiliar nos planos de combate e nas ações de contingência. Essa parceira com os estados e municípios é fundamental e demonstrou por meio da sequência de reduções de casos graves e óbitos que estamos no caminho certo”, acrescentou.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA -Dez estados concentram 81,6% (233.488) dos casos notificados em 2012 - Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154), Pernambuco (27.393), São Paulo (19.670), Ceará (17.205), Minas Gerais (14.006), Mato Grosso (13.802), Tocantins (11.589), Pará (11.223) e Rio Grande do Norte (10.286).

Já os dez municípios com o maior número de casos no período foram: Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156), Recife (6.343), Palmas (4.706), Cuiabá (4.460), Goiânia (4.128), Natal (3.779), Itabuna (3.088), Aparecida de Goiânia (3.022) e Teresina (3.000).

Considerando a incidência (calculada na proporção de um caso a cada 100 mil habitantes), os três municípios com as maiores taxas registradas foram: Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4), respectivamente.

CIRCULAÇÃO VIRAL– No país circulam quatro tipos de vírus da dengue. Em 2012, os tipos DENV 1 e DENV 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4%, respectivamente. Foram avaliadas 2.098 amostras positivas.

No entanto, essa distribuição apresenta variações entre as cinco regiões brasileiras. No Norte o percentual de 85,5% e no Nordeste registrou-se 81,5% de predomínio do DENV 4. Já nas regiões Centro-Oeste e Sul o DENV 1 circulou com maior predominância (53,3% e 83,8%). Já no Sudeste há equilíbrio entre os dois sorotipos - 46,8% de DEN 1 e 49,7% de DEN 4.

“É importante reforçar que não existe um tipo viral mais agressivo, mas a exposição da população a diversas infecções pelo vírus da dengue ao longo dos últimos anos constitui-se em um fator de risco adicional para a ocorrência das formas mais graves da doença, explica o secretário.

 Por Jorge Alexandre Araújo, da Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315-3580/ 6246

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia Nacional da Família‏



Credo do Cristianismo"Doutrina dos Apostolos"


1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2) Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3) Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm
8.34 e At 1.9).

4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6) No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7) No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8) Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9) No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11) Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12) Que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso