banner


sábado, 29 de junho de 2013

Ao invés de greve geral, centrais sindicais decidem fazer dia de protestos em 11 de julho

07:16 | Publicado por Francisco Evangelista | 

As centrais sindicais do Brasil vão promover em 11 de julho o Dia Nacional de Luta, com mobilizações, paralisações e greves. Os atos estão sendo programados separadamente pelas centrais, que devem se reunir na semana que vem para definir a agenda completa do dia.

"Não vamos falar em greve geral, mas em manifestações e atos em várias categorias por todo o Brasil", disse o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), que participou nesta sexta-feira, 28, em São Paulo, de uma plenária com os sindicatos que integram a central para definir uma agenda prévia das ações do Dia Nacional de Lutas.


"Será um protesto pela falta de atendimento das nossas reivindicações", afirmou Paulinho. "Três anos depois de a presidente Dilma ser eleita, nada da pauta trabalhista foi cumprido", disse. "Há uma insatisfação generalizada no meio sindical", afirmou Paulinho, ressaltando que o ato terá a presença das demais centrais: CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB, CTB, CSB e NCST.

Procurada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a assessoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) esclareceu que os protestos podem se dar de várias formas: com paralisações, atraso nas entradas de turno ou assembleias durante o dia, por exemplo.

A posição é reforçada pelo presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, que ressaltou que a forma de mobilização depende da decisão de cada categoria em cada Estado. "Uma greve geral não está colocada", afirmou Gomes. "Não descartamos fazê-la, mais para frente, mas não é essa a proposta do dia 11".

Já o membro da secretaria executiva nacional da CSP Conlutas, Atnágoras Lopes, destoou um pouco do consenso das demais centrais e disse que o dia 11 será um "dia nacional de lutas e greves com empenho central de se transformar em uma greve geral".

"Lutamos pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, suspensão imediata dos leilões do petróleo, 10% do PIB para educação, 6% para saúde e 2% para transporte", afirmou Lopes. "Da nossa parte (Conlutas), também lutaremos pelo aumento geral dos salários."

Segundo a União Geral dos Trabalhadores (UGT), alguns setores podem fazer uma paralisação no dia 11, mas não há orientação de greve geral. A entidade luta pelo fim do fator previdenciário.

No encontro da Força, Paulinho afirmou que, após a plenária desta sexta-feira, representantes das centrais farão nova reunião na semana que vem para definir a agenda do Dia Nacional de Lutas.

"Vamos trabalhar com a ideia de que a categoria que puder fazer greve, que faça. A que puder protestar, seja por um ou duas horas, que vá para a rua. Sei que terá uma grande adesão", disse. Durante a plenária, foi anunciado que trabalhadores do Porto de Santos vão parar no dia 11. A Tarde

terça-feira, 25 de junho de 2013

TRABALHADORES DA SAÚDE VOLTAM ÀS RUAS EM JUAZEIRO


Definido em assembleia na última sexta-feira (21) os trabalhadores da saúde da Prefeitura de Juazeiro, sob a liderança do Sintrab (Sindicato da categoria) voltaram a realizar manifestação de paralisação nesta terça-feira (25) com concentração ao lado do Paço Municipal.

Segundo Telma Marineide, presidente da entidade sindical, além das reivindicações encaminhadas ao Poder Executivo anteriormente, os trabalhadores da saúde solicitam o cumprimento da lei 1.520 de 97 que estabelece o Plano de Cargos e Carreira do servidor.

"Estaremos na praça até que o governo se proponha a realizar as adequações da referida lei e conceda o reajuste salarial de 12% como reivindicam os trabalhadores da saúde", explicou Telma.

A dirigente sindical ainda informou que os trabalhadores estão sofrendo uma série de ameaças e pressão para evitarem a manifestação, mas a categoria se mantém unida no propósito de parar de segunda a quarta, semanalmente, até que o governo reabra as negociações.

Em seguida, o Procurador do Município, Carlos Luciano, disse ao Blog que o Município nunca se negou a negociar com o sindicato, o que aconteceu com cinco outras entidades, faltando o entendimento apenas com o Sintrab. "Esperamos e é nossa intenção conversar com o sindicato para que a população não seja ainda mais penalizada. O Sintrab sabe que o governo chegou até o seu limite na questão salarial, mas nada impede que a gente continue buscando o entendimento, enquanto se aguarda a decisão final da justiça sobre essas paradas de advertência", concluiu Carlos Luciano.

domingo, 23 de junho de 2013

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO PRONATEC VOLTAM A SER A PARTIR DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA






A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) informa que o sistema onde são realizadas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, já está restabelecido. As inscrições para os cursos do programa voltam a ser feitas no Petrolina Cidadã, a partir desta terça-feira (25).

São oferecidos os seguintes cursos, nos turnos especificados. Pelo Sest Senat: frentista (manhã), padeiro e confeiteiro (manhã e tarde), auxiliar administrativo (manhã), moop (manhã e noite), auxiliar de lavadeira(manhã), operador de escavadeira hidráulica (manhã e tarde), camareira em meios de hospedagem (tarde), espanhol básico (tarde), instalador e reparador de redes de computadores(tarde), manicure e pedicure (tarde), mecânico de bicicleta(tarde), almoxarife (noite), fotografo (noite) e montador e reparador de computadores (noite).

Através do Senac, são ofertados os cursos de montador e reparador de computadores (manhã e tarde), operador de computador (manhã e noite) e manicure (manhã e noite). Já o Senai oferece os cursos de mecânico de motocicletas (tarde e noite) e eletricista instalador predial de baixa tensão (tarde e noite).

São necessários os originais e cópias dos seguintes documentos para a pré-matrícula nos cursos: CPF, RG, Número de Identificação Social (NIS), Carteira de Trabalho (CTPS), comprovante de residência e de escolaridade (ficha 18, 19 ou declaração), carteira de reservista e duas fotos 3x4.O público-alvo do Pronatec são pessoas desempregadas, socialmente vulneráveis, cadastradas no bolsa-família, que recebem o seguro desemprego ou que estão em situação de extrema pobreza, com idade a partir dos 16 anos completos.
Raoni Santos Sedest/PMP

Servidores da Saúde voltam às ruas de Juazeiro na próxima semana




Em email ao Blog o Sintrab-Saúde informa que a categoria retoma o processo de paralisação de advertência a partir da próxima semana. Confira:

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Município de Juazeiro-BA – SINTRAB/Saúde vem, por meio deste, informar à população e aos servidores da saúde de Juazeiro que a partir na nova liminar judicial, conforme deliberado em assembleia com os servidores da saúde realizada nesta sexta-feira (21/06/2013), os referidos servidores estarão paralisando as suas atividades semanalmente, pelo período de 72 horas, iniciando-se na próxima terça-feira (25/06/2013) e posteriormente, a partir das segundas-feiras.

Importante salientar que, tais paralisações ocorrerão até que se estabeleça mesa de negociações entre este Sindicato e o Executivo Municipal acerca dos assuntos abaixo relacionados, os quais foram deliberados pelos servidores na mencionada assembleia, conforme determinação contida no artigo 2º, alínea “i”, do Estatuto Social do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Município de Juazeiro.

- Resposta do Executivo à Campanha Salarial 2013;

- Condições de trabalho;

- Atraso salarial;

- Não pagamento de férias;

- Cumprimento à Lei n° 1.520/97, (Plano de Cargos, Carreira, Salário), bem como votar suas adequações à saúde;

- Assédio moral a servidores.

Importante mencionar que, será respeitado o funcionamento de 30% (trinta por cento) dos serviços essenciais, bem como o atendimento às medidas necessárias para preservar as questões emergenciais que surgirem, observando-se os critérios legais. Podendo retornar às atividades a qualquer momento a partir de negociação com o Executivo Municipal, o qual já foi informado da paralisação, logo após a assembleia.

Agradecemos e contamos com o apoio da população de Juazeiro que tanto necessita de um atendimento de qualidade.

Telma Tanuri Bento

Presidente do SINTRAB-SAÚDE Juazeiro

[

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso