banner


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 começam na segunda-feira


Foto: Agência Brasil

O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, durante anúncio das mudanças no Enem 2012

Exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro e terá novidades na correção da redação

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, anunciaram na tarde desta quinta-feira (24) mudanças para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que receberá inscrições a partir da próxima segunda-feira (28).

O Ministério da Educação (MEC) alterou os procedimentos de correção da redação e tornou, segundo Mercadante, o sistema mais complexo, mais rigoroso e com filtros mais precisos. No ano passado, vários candidatos recorreram à Justiça para pedir a revisão das notas na prova.

Pelo novo sistema, após um texto ser avaliado por dois corretores que divirjam em mais de 200 pontos na nota final em escala de 0 a 1000, o texto passará por um terceiro avaliador. Até o último Enem, esse procedimento só era adotado quando a diferença era superior a 300 pontos.

Se o terceiro corretor der uma nota sem discrepância com um dos avaliadores anteriores é feita uma média aritmética entre as duas notas semelhantes e a outra correção é descartada. Mas se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto.

Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor (conheça os itens avaliados).

Segundo o presidente do Inep, as mudanças nos critérios foram sugeridas em reuniões com o College Board, órgão responsável por testes similares nos EUA e definidas em comitê científico criado para discutir a segurança da prova.

O ministro também anunciou que o MEC e o Inep vão respeitar o acordo firmado com o Ministério Público no qual se comprometiam a conceder acesso a redação corrigida a todos os candidatos. A logística de como esse acesso será feito ainda não foi definida.

Mercadante prefiriu não comentar se em 2013 haverá duas edições do Enem, como estava prometido para este ano. A prova do primeiro semestre de 2012 deveria ter sido aplicada em abril, mas foi cancelada pelo MEC em janeiro.

Guia e calendário

Além da mudança no sistema de correção, o ministério decidiu disponibilizar um guia para a redação a todos os candidatos e corretores. O material, que será publicado no site do MEC em julho, explicará os critérios de correção, as exigências e fornecerá exemplos de boas práticas.

O edital com todas as regras será publicado na sexta-feira (24) e as inscrições para a edição de 2012 começam na próxima segunda-feira (28). Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35 e o último dia para pagá-la será dia 20 de junho. Os alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e o gabarito das questões objetivas será divulgado no dia 7 de dezembro. O resultado final estará disponível em 28 de dezembro.

Certificação do ensino médio

A obtenção do certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, para maiores de 18 anos, também vai mudar. A nota de corte aumentou de 400 para 450 em cada uma das quatro provas objetivas sobre as áreas do conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias). Na redação, a nota mínima permanece em 500 pontos.

Desde 2009 o Enem passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas do governo federal como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

iG São Paulo

Sintrab/Saúde realizou com sucesso o seu 1º Congresso

Sintrab/Saúde realizou com sucesso o seu 1º Congresso





Foi realizado com sucesso nos dias 19 e 20 de maio de 2012, o 1º congresso do SINTRAB-SAÚDE onde foi discutido votado e aprovado de forma democrática, por unanimidade o Estatuto da entidade, se fez presente neste evento, representantes sindicais de vários municípios da Bahia, mais representantes da CSPB (confederação dos Servidores Públicos do Brasil) o presidente da nova central sindical de trabalhadores, UNISISF, FESPUMEB, RODANDO NA BASE (organização dos trabalhadores do estado da Bahia) diretoria do SINTRAB-SAUDE e seus filiados.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ATESTADO FALSO É CRIME, NÃO CAIA NESSA !

Caros companheiros, na tarde de ontem me vi diante de um grande dilema e de um crime cometido por um agente de endemias. Ligou-me um filiado de uma das cidades do RN, me pedindo ajuda, pois segundo ele, estavam querendo prejudica-lo por causa de um atestado de 5 dias.

Em seu desabafo, ele relatou que pegou um atestado com um amigo, que lhe dava 5 dias de afastamento do trabalho. Me disse ainda, que esse atestado havia sido questionado pelo supervisor, porque ele foi visto jogando bola e que o problema relatado no atestado o impossibilitava até de sair de casa.

Moral da história: Foi instaurado um procedimento administrativo para averiguar a veracidade do atestado e após a investigação comprovou-se mais um crime de atestado falso envolvendo agente de endemias no RN.

Ao filiado só me restou dizer: “como você é filiado temos advogado para o que você precisar, seja na instância criminal em sede de juizados especiais e na instância administrativa para recorrer, mas de antemão comece a rezar camarada”.

Com a gravidade do tema, resolvi escrever o presente artigo alertando a todos sobre tal crime e suas implicações criminais.

ESFERA PENAL


Disciplina o artigo 301 do Código Penal que:
“artigo 301 – Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstancia que habilite alguém a obter, cargo público, isenção de ônus ou de serviço público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 2(dois) meses a 1(um) ano.”

Já o § 1º do referido artigo aduz:

FALSIDADE MATERIAL DE ATESTADO OU CERTIDÃO
“§ 1º – Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor da certidão ou atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter o cargo publico, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 3(três) meses a 2(dois) anos”
Em relação ao artigo em tela, tratarei no artigo de algumas particularidades acerca do tema.

IMPLICAÇÕES AO MÉDICO

“art. 302 – Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:
Pena – detenção, de 1(um) mês a 1(um) ano.

§ único – Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa
Referido crime descrito no artigo 302 do Código Penal, é considerado crime próprio já que só o médico pode pratica-lo.
Neste sentido, vale frisar que terceiro pode participar da conduta criminosa, mas só o médico será responsável pela pratica da conduta do núcleo do tipo.
Este delito consuma-se com a simples entrega do atestado falso, já que a conduta típica é “dar”.

É importante ressaltar que Atestado Médico é um documento, sendo certo que seu conteúdo é de responsabilidade do médico, visto que somente pode ser elaborado através de parecer técnico.

O atestado médico deve mencionar: “estado clinico do paciente, os cuidados necessários que devem ser tomados, entre outros detalhes de responsabilidade do médico e obrigação do paciente”.

O médico ao emitir atestado, deve ater-se a certas formalidade obrigatórias a sua função, ou seja, para emitir-se atestado se faz necessário: que o médico seja habilitado , ser subscrito pelo mesmo médico que atendeu e examinou o paciente, a linguagem deve ser simples para melhor entendimento do paciente, omitir revelação explicita do diagnóstico salvo através de ordem judicial, declinar as recomendações necessárias.

Assim, tem-se que o atestado médico a vista do profissional médico, é um documento de emissão corriqueira a sua profissão, todavia deve ser emitido e subscrito de maneira leal, correta e adequada, até para evitar problemas futuros com responsabilidade ética e penal.

Para finalizar gostaria de alertar que as pessoas que vivem dessa prática, seja médicos, intermediadores e o próprio beneficiado com o crime, todos são puníveis, mas na maioria das vezes o médico envolvido ou não com a prática se esquiva e alega que o carimbo é dele mas a assinatura não.
Carimbo se faz na esquina e a assinatura falsa também, pois isso pense duas vezes antes de cair nessa e arriscar seu emprego e sua ficha que ficará suja para sempre.

FONTE: Blog do Cosmo Mariz

Projeto oferece 17 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Há vagas para Petrolina

PROJETO COM INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DAS 8h DO DIA 22/05


O Novos Talentos é uma iniciativa do Governo em parceria com o Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), destinado às ações de qualificação profissional com foco nos empreendimentos estruturadores que se instalam em todas as regiões do Estado.. Este ano o Novos Talentos 2012 vai atuar Em 58 municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Cabrobó, Salgueiro, Afrânio, Santa Maria, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Garanhuns.


Público-Alvo:

Podem participar do Projeto Novos Talentos, maiores de 18 anos com ensino fundamental completo e de baixa renda (declaração a ser redigida e assinada de próprio punho no momento do cadastro).


Metas do Projeto:

- Qualificação de 16.500 mil jovens, através de cursos promovidos pelo Sistema S, nos municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Cabrobó, Salgueiro, Afrânio, Santa Maria, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Garanhuns.


Cronograma:

O Projeto Novos Talentos é dividido em três etapas, cada uma com diversos cursos ofertados pelo SENAI e SENAC. O processo de inscrição para o Projeto Novos Talentos é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do link http://inscricao.stqe.pe.gov.br. Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.
Conheça as etapas do Projeto Novos Talentos 2012:

1º ETAPA


- SENAI: Cursos em andamento
- SENAC: Inscrições e Matrículas concluídas

2º ETAPA
Inscrições abertas às 8h do dia 22/05. Clique aqui para se inscrever.
Confira aqui a relação dos municípios e cursos disponíveis para inscrição na 2ª Etapa:

Confira abaixo as principais publicações do Programa Novos Talentos 2012:





3º ETAPA
Inscrições em Agosto/ 2012.

Disponibilizados quadro de cursos e calendário do Processo Seletivo 2013

 O IFBA disponibiliza, a partir de hoje, 9 de maio, o quadro de cursos e o calendário do Processo Seletivo 2013.
São mais de 100 opções de cursos superiores e técnicos, distribuídos entre 16 campi e cinco núcleos avançados em toda a Bahia.
Os interessados em participar da seleção para um dos cursos devem realizar a inscrição no portal www.ifba.edu.br, no período de 1º de agosto a 23 de setembro de 2012.
A novidade, nesta edição, será o aumento do prazo de inscrição para ter direito a isenção parcial da taxa, que agora será de um mês, de 1º a 31 de agosto de 2012. Os estudantes que estudaram na rede pública de ensino, de acordo com as especificações dos editais, devem solicitar o benefício e apresentar documentação nos prazos determinados.
Calendário Processo Seletivo 2013

Cursos Oferecidos Processo Seletivo 2013

Cursos Oferecidos Processo Seletivo 2013_retificado_18/05/2012_17h35





 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Moscamed está em contagem regressiva para inaugurar a Unidade de Produção do Aedes Transgênico (UPAT)




A nova Unidade de Produção de Aedes Transgênico (UPAT), da Moscamed, está na fase final de construção. A obra teve início em janeiro deste ano e ampliará em oito vezes a capacidade de produção do Projeto Transgênico (PAT), que antes era desenvolvido em laboratório com espaço menor somente para atender às necessidades do Projeto Piloto. Após a comprovação que o projeto é eficaz na supressão populacional dos mosquitos Aedes aegypti no bairro Itaberaba em Juazeiro/BA, comunidade onde foi iniciado o projeto piloto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) da Bahia financiou a construção da UPAT, que possui 720 m² distribuídos basicamente em 9 áreas: 1 área de produção com 450 m²; assepsia e vestiários femininos e masculinos; recepção; almoxarifado e área de separação com 10 pias.

De acordo com informações do diretor presidente da Moscamed, Aldo Malavasi, a Unidade de Produção custará R$ 500 mil, com uma redução de mais de 50% do valor usual em obras desse porte, sendo isto possível devido a flexibilidade do convênio com a SECTI, responsável pela liberação da verba total. O convênio feito com a SECTI permitiu que os setores de operação e de compras da Moscamed, abrissem vários editais e contratassem empresas de pequeno e médio porte. Essa medida tornou o custeio menos oneroso que as obras com um só edital. Por isso a UPAT teve o custo reduzido, levou menos tempo de construção e possui alta qualidade”, explicou Malavasi.

Para o gerente do PAT, Danilo Carvalho, a obra é considerada um grande avanço, pois o novo laboratório permitirá a produção industrial de Aedes transgênico, com a ampliação da capacidade no atendimento às áreas com alta intensidade de casos de dengue. “Daremos um salto na produção do mosquito transgênico. Atualmente produzimos 500 mil machos por semana, e com a UPAT chegaremos a produzir até 4 milhões de machos no mesmo período”, comentou Carvalho. Outras vantagens com a conclusão da obra e início das atividades na UPAT, será a liberação dos machos transgênicos em áreas maiores e em menor tempo, como por exemplo, cidades com aproximadamente 200 ou 250 mil habitantes, “além de acelerar o resultado: o controle do Aedes aegypti”, reforçou Danilo.

A transferência dos mosquitos transgênicos para a UPAT será feita gradativamente, 14 dias após a inauguração, tempo suficiente para estabilizar a temperatura, a umidade, amenizar o cheiro de tinta e cimento, cuidados necessários para uma melhor adaptação da linhagem transgênica RIDL OX513A. Até o momento 82% da UPAT já foi concluída. A previsão da conclusão total é para meados de junho e a inauguração prevista para o dia 7 do mês de julho.

PAT

Consolidado entre vários pesquisadores do Brasil e do exterior, o PAT solidificou a eficácia no objetivo de supressão populacional do mosquito com os resultados obtidos na comunidade do bairro Itaberaba, onde já foram liberados desde fevereiro do ano passado mais de 10 milhões de machos transgênicos. Este mês foi constatado que mais de 95% das larvas encontradas na comunidade já são transgênicas, ou seja, modificadas geneticamente para não atingirem a fase adulta. Na comunidade de Mandacaru I, onde foram iniciadas as atividades em março deste ano, também já foram encontradas larvas transgênicas, mas ainda em menor escala, porém comprovando o sucesso das liberações.

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso