banner


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a Influenza tem início na próxima segunda-feira

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá início, na próxima segunda-feira (25), à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Neste ano, a vacina para prevenir a gripe será disponibilizada para mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de seis mil pontos do Estado. A ação segue até o dia 17 de maio.
O público-alvo da campanha são idosos, gestantes, crianças de seis meses a menos de dois anos e trabalhadores da saúde que atuam em serviços de referência para a Influenza, uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.
A vacinação beneficiará, também, a população indígena aldeada. Para sensibilizar esse público, a SES, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), irá fazer uma mobilização na aldeia funiô de Águas Belas, na terça-feira (26).
A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é imunizar mais de 80% dessa população. A vacina que será distribuída este ano protege contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, a vacinação das crianças é feita em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Ela lembra, ainda, que as contra-indicações são para quem tem alergia à ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.
DIA D

No dia 30 de abril, o Ministério da Saúde vai realizar uma mobilização nacional contra a Influenza. Em Pernambuco, o Dia D será comemorado no Hospital Geral de Areias (HGA), que abriga o Programa de Atenção ao Idoso (PAI). O programa beneficia mais de 500 idosos com ações de promoção à saúde, prevenção e atividades sócio-educativas. No Dia D, a SES ainda ampliará para 10 mil os pontos para imunização em todo o Estado.

INFLUENZA
A influenza é infecção causada por um vírus, que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; ou de forma indireta, pelas mãos contaminadas.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal estar e dor de cabeça.
A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Papel de Parede

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina participam de Encontro sobre Hanseníase

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) foi palco, neste último final de semana, para o 15º Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação Permanente em Saúde. Com o tema 'Hanseníase', os participantes puderam discutir assuntos relacionados aos cuidados relacionados à doença. Estavam presentes no evento Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todas as áreas do município de Petrolina, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e o coordenador do programa de Hanseníase do município, Francisco Freitas.


No encontro de formação, desenvolvido pela coordenação de Educação em Saúde da SMS, foram discutidos aspectos epidemiológicos e clínicos da doença, além do programa municipal de enfrentamento à Hanseníase e os cuidados aos pacientes moradores das comunidades. Ainda no encontro, o grupo procurou discutir casos clínicos e dúvidas que muitos ainda têm sobre a doença e foram informados sobre como funciona o Serviço de Infectologia de Petrolina (Seinpe), quais suas atribuições, questões sobre medicamentos e tratamento e quais as responsabilidades da Estratégia de Saúde da Família.

O coordenador de promoção à saúde, Silvoney Júnior, revelou que para o desenvolvimento da oficina foram organizadas atividades interativas. “Organizamos como instrumento pedagógico o teatro do oprimido, proposta elaborada por Paulo Freire, que consiste na encenação e inclusão de fatos do cotidiano dos aprendizes na proposta pedagógica, ou seja, trabalhamos de acordo as demandas que os ACSs enfrentam na comunidade, onde cada um teve a oportunidade de encenar como, de fato, as situações se apresentam no seu dia-a-dia de trabalho”, declarou.

Sobre o programa - O Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia inspirada na Educação Permanente em Saúde que tem como objetivo facilitar o processo de trabalho dos ACSs do município de Petrolina. Nas reuniões, são trabalhadas práticas de cuidado com a promoção de saúde das populações dos territórios sob a responsabilidade de cada profissional. O próximo encontro está programado para o dia 13 de maio e terá como tema aspectos relacionados aos cuidados comunitários com a Saúde do Homem.


Texto: Taisa Alencar

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

19/04/2011

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso