
Somente em 2011, foram mais de 608 mil casos prováveis registrados no País até agosto, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2000 e 2010, foram 508.874 internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) por dengue clássica e dengue hemorrágica. “Se no começo da década de 80 era uma doença que não se tinha uma gravidade muito acentuada, com a ampla circulação do vírus no País, começa a haver um processo de agravamento”, descreve Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.
Apesar de ser conhecido dos cientistas desde 1944, o vírus da doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus ainda intriga os pesquisadores pelo seu caráter tetravalente.
Em 1945, uma vacina contra o sorotipo um chegou a ser obtida por Albert Sabin e Walter Schlesinger, mas até a década de 1980 pouco se avançou na obtenção de uma vacina que proteja contra os quatro sorotipos da doença.
Em busca da vacina
Tendo em vista a amplitude da doença e o potencial econômico de uma futura vacina, os estudos têm mobilizado pesquisadores acadêmicos, indústrias farmacêuticas e órgãos como o Instituto Butantan, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. No lado das pesquisas públicas, o Instituto Butantan anuncia ter encontrado uma vacina e projeta para 2015 a chegada ao mercado. Segundo o Instituto, a vacina já foi testada nos Estados Unidos e é segura.
Na vertente privada, o laboratório francês Sanofi-Pasteur projeta o período de 2014 e 2015 o início da produção da vacina candidata que o laboratório vem testando em 13 países da Ásia, América Latina, inclusive o Brasil, além de Estados Unidos.
O Ciência&Saúde desta semana detalha como essa pesquisa vem sendo desenvolvida, como serão os testes em Fortaleza e trata de outras pesquisas em andamento no Ceará sobre a dengue.
Por quê
Entenda a Notícia
A guerra ao mosquito segue nas ruas e casas, mas há décadas intriga os cientistas. A descoberta de uma vacina que previna os quatro sorotipos da doença é um fi
Fonte: O Povo Online
Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/vacina-contra-a-dengue-ate-2015/#ixzz1dG2hkouQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário