banner


sexta-feira, 28 de março de 2014

AÇÕES DE COMBATE A DENGUE EM JUAZEIRO FORTALECEM O CONTROLE DA DOENÇA




Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através dos agentes de endemias, tem fortalecido rotineiramente as atividades para prevenção da dengue. No próximo sábado, 29, os profissionais vão circular no bairro Alto da Aliança, das 7h30 às 13h. Até esta quinta-feira, 27, foram notificados 74 casos e confirmados 30. No mesmo período do ano passado foram registrados 50 casos com dois casos confirmados.

A condição hoje é de baixo risco, já que para avaliar a situação da dengue em uma cidade devem-se observar três fatores: climático; índice de infestação da larva do mosquito, e número de casos com ciclo de transmissão da doença. É o que informa o Superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado. “A única diferença em relação aos anos anteriores são as chuvas, já que 2013 foi um ano atípico devido à grave seca ocorrida na região. O número de casos de dengue está dentro da média histórica dos últimos dez anos, excluindo 2008, quando houve epidemia”, explicou.

Mário Machado lembra ainda que a dengue não deve ser analisada de forma pontual. “Até 100 casos o município está com baixa taxa de incidência da doença. No último levantamento Juazeiro registrou 1,2%. Mas, a cidade ainda vive uma realidade tranquila e a luta deve continuar. O trabalho para conquistar o sucesso deve ser feito em conjunto com a população”, esclareceu.

O trabalho dos agentes é rotineiro, por isso Juazeiro nunca mais viveu aquela epidemia histórica de 2008, em que foi registrado mais de três mil casos. Durante as visitas às residências os agentes fazem o tratamento químico e orientam os moradores, tirando as principais dúvidas. “A prefeitura manterá o reforço das ações e a comunidade deve ficar em alerta aos devidos cuidados, principalmente porque estamos no final da fase das chuvas de verão, período em que focos do aedes aegypti podem se proliferar”, concluiu Mário Machado.
Vânia Castro/Assessoria Sesau

Nenhum comentário:

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso