banner


quinta-feira, 1 de março de 2012

Técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia visitam Juazeiro para conhecer o Projeto Aedes Transgênico




Com o objetivo de verificar o desenvolvimento do Projeto Aedes Transgênico – PAT, realizado pela Biofábrica Moscamed Brasil e Universidade de São Paulo – USP em parceria com a Oxitec (empresa inglesa que desenvolve tecnologias no controle e redução populacional de insetos); técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia estiveram na terça-feira (28) visitando as instalações da Moscamed e conhecendo todos os procedimentos na produção do inseto Aedes aegypti transgênico, ou seja, modificado geneticamente com a finalidade de reduzir casos da dengue no Brasil, um dos maiores problemas endêmicos no mundo atualmente.

A coordenadora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SESAB, Dra. Jesuina Castro, o gerente técnico Dr. Agnaldo Orrico e a assessora da Superintendência Técnica, Dra. Elisabeth França conheceram os laboratórios de pesquisa, produção e desenvolvimento do mosquito, e as instalações de manutenção além da área que está sendo reformada para abrigar uma área de produção mais ampla dentro da Moscamed acompanhados pelo diretor Aldo Malavasi e a supervisora de campo Luiza Garziera.

Cerca de 100 milhões de pessoas são afetadas em todo mundo pelo vírus transmissor da dengue. Diante dessa estatística, os órgãos e entidades públicas ligadas à saúde vêm se unindo para desenvolver tecnologias de controle e erradicação dessa endemia no Brasil. No esforço para combatê-la, o Projeto Aedes Transgênico – PAT busca o controle reprodutório do mosquito Aedes aegypti na natureza, com o cruzamento de uma espécie modificada geneticamente em laboratório, os chamados Aedes Transgênico, que ao copularem com uma fêmea selvagem, geram ovos e larvas que carregam um gene mortal e assim não se desenvolvem para a fase adulta, interrompendo o ciclo de vida do mosquito.

“O projeto investe na saúde pública e essa tecnologia vem revolucionar o controle da dengue no Brasil. Essa tecnologia de controle biológico de epidemias e também empregado na área de segurança e qualidade de alimentos como é o caso do Programa Mosca-das-Frutas, também desenvolvido pela Moscamed demonstra um avanço no Brasil que alcança políticas públicas em todo o mundo, mas para que isso aconteça realmente são extremamente necessárias as parcerias”, salientou.

A coordenadora da diretoria de vigilância epidemiológica Dra Jesuina Castro comentou sobre o desenvolvimento do PAT para a saúde pública na Bahia e no Brasil. “Estamos fazendo a primeira supervisão de acompanhamento do Projeto em parceria com a Secretaria de Saúde, mas a busca de novas tecnologias para controle da doença é muito importante para encontrarmos formas de inibir, sobretudo a reprodução do mosquito que ainda é hoje o elo mais vulnerável da cadeia de produção dele”, avaliou.
Iana Lima Ascom

Nenhum comentário:

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso