banner


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PRIMEIRO LIRAA DE 2012 REVELA BAIXO RISCO DE DENGUE EM PETROLINA

A diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) divulgou, na última sexta-feira (06), o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 02 e 05 de janeiro. A pesquisa acontece a cada três meses, no intuito de identificar precocemente áreas vulneráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e serve como subsídio para o planejamento das ações de combate ao vetor transmissor da dengue e como estratégia de conscientização da população.

No primeiro Levantamento do ano, a SMS dividiu a cidade em 10 áreas, denominadas estratos, e mobilizou um contingente de 98 Agentes de Combate à Endemias (ACE), 13 supervisores e um técnico de laboratório. De acordo com o gerente de Endemias, Jailson Luiz de Araújo, esta pesquisa apresentou um índice 0,5 % de infestação predial para o Aedes aegypti, um número menor que o encontrado no período do ano passado, quando foi diagnosticado um índice de 1,4%, e considerado de baixo risco para ocorrência de epidemia pelo Ministério da Saúde.

Bairros como Cosme e Damião, Quati e João de Deus, por exemplo, onde foram encontrados índices mais elevados de infestação predial, contarão com atenção especial da Gerência de Endemias. “Através do LIRAa, diagnosticamos as regiões onde precisamos trabalhar de forma mais efetiva para reduzir o problema da dengue. Mas nas outras comunidades, onde verificamos um índice baixo de infestação, a vigilância será mantida, pois não podemos descuidar”, concluiu Jailson Araújo.

Nos próximos dias, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, reativará uma parceria firmada com as Secretarias de Educação, Infraestrutura e Ordem Pública, em 2011, que contribuiu para o sucesso do município no combate à dengue. “A parceria firmada com essas Secretarias foi importante para a redução dos indicadores da doença em 2011 e queremos repetir isso em 2012, intensificando as ações de limpeza nas áreas mais vulneráveis indicadas pelo 1º LIRAa e, logo nos primeiros dias letivos, envolver as unidades escolares no combate à dengue”, ressaltou a gestora. 
Eneida Trindade Secom PMP

Nenhum comentário:

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso