banner


sexta-feira, 14 de março de 2014

Sisutec

Ministério da Educação (MEC) lança edital com abertura de inscrições no dia 17 de março para o SISUTEC 2014. São milhares de vagas em cursos técnicos profissionalizantes por todo o país.Por: Lucas FischerAtualizado em: 13/03/2014 às 14:53:29Publicado em: 13/03/2014 às 14:53:29

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 16 de março, edital de normas abrindo inscrições para o SISUTEC 2014.
As oportunidades são no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, para ingresso no primeiro semestre de 2014 em Cursos Técnicos diversos, das mais diferentes naturezas, que serão gratuitos.

As vagas são custeadas com recursos orçamentários destinados ao PRONATEC/Bolsa-Formação e não há previsão de auxílio-transporte e alimentação para os alunos.

As aulas presenciais ocorrerão em Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e 
Tecnológica; Instituições de Educação Profissional e Tecnológica das redes estaduais, parceiras do PRONATEC/Bolsa-Formação; Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem - SNAs, parceiras do PRONATEC/Bolsa-Formação; e Fundações Públicas dedicadas à educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas em geral.
Oportunidades

As vagas são destinadas prioritariamente a estudantes que cursaram ensino médio em escola da rede pública ou privada (na condição de bolsista integral). Veja a lista de cursos técnicos disponíveis e aproveite a oportunidade.

De início, as inscrições serão abertas apenas para aqueles que fizeram o ENEM em 2013 e não zeraram a redação. O candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas, devendo especificar:

- Local de oferta, turno e curso de cada opção da vaga (indique ordem de preferência);

- E indicar a modalidade de concorrência das vagas (há diferentes especialidades).

O programa prevê metas para preenchimento de vagas, sendo que 85% das vagas serão destinadas aos estudantes de escolas públicas (ou bolsista), independente de sua renda familiar; e 50% das vagas nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) são destinadas a estudantes com renda igual ou inferior a 1 salário e mínimo e meio por membro da família, além de necessariamente ser bolsista, ou estudante de escola pública.
Inscrição

Os candidatos interessados nos cursos técnicos deverão se inscrever exclusivamente no endereço eletrônico http://sisutec.mec.gov.br, entre os dias 17 e 21 de março de 2014, até as 23h59min (horário de Brasília-DF), ou recorrer às instituições de ensino ofertantes, que deverão franquear o acesso gratuito à Internet para essa finalidade.

A classificação no processo seletivo realizado pelo SISUTEC se dará por meio das obtidas no ENEM de 2013.
Cronograma

- Inscrições dos candidatos: 17 a 21 de março de 2014;

- Resultado da 1ª chamada: 25 de março;

- Matrícula dos selecionados (1ª): 26 de março a 28 de março de 2014;

- Resultado da 2ª chamada: 1 de abril;

- Matrícula dos selecionados (2ª chamada): 2 de abril a 4 de abril de 2014;

- Inscrições on-line para vagas remanescentes: 7 de abril a 13 de abril de 2014;

- Início das aulas 14 de abril a 12 de maio.

É de exclusiva responsabilidade do candidato, cumprir o procedimento de matrícula, apresentando os documentos informados no protocolo de inscrição e acompanhar as divulações (no mesmo site da inscrição). O local de realização de matrícula do candidato será o mesmo local de oferta do curso. Não será permitida a troca de curso ou de turno no decorrer do processo de confirmação de matrícula.

As vagas remanescentes, não ocupadas após as chamadas regulares realizadas por meio do SISUTEC, serão disponibilizadas a um público mais abrangente. Nesta fase o requisito para inscrição será apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o ENEM. Para maiores uinformações veja o edital do SISUTEC 2014.
O que é o SISUTEC?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tec

Nenhum comentário:

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Powered By Blogger

Postagens populares

Calcule seu Peso