Follow by Email

banner


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dinâmica Lição 07: Miqueias

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 07: Miqueias – A Importância da Obediência


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:


- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.


- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores. A lição tem como título “Miqueias – A Importância da Obediência”.


- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula! Leiam o texto “Planejamento de Aula”(postado abaixo).


- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Miqueias
2 – Partes do livro
3 – Mensagem principal do livro
4 - Conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Contextualização do tema com a vida do seu aluno e para a Igreja. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.


Quando vocês falarem sobre o Ritual Religioso(item III), trabalhem sobre a liturgia do culto que vivenciamos hoje.
Inicialmente é interessante explicar o que é “liturgia”.
Depois, perguntem: Quais as partes da liturgia do culto?
Aguardem as respostas e em seguida questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto.
Enfatizem que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus. 
Depois, leiam:
“Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade”. Jo 14.24.
“Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Rm 12.01.
“Se eu tivesse fome, não te diria, pois meu é o mundo e sua plenitude. Comerei eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos” Sl 50. 12 a 14.


- Leiam o texto “Maravilhe-se e Adore”, que possibilitará a reflexão sobre a motivação para adorar a Deus.


- Para concluir, utilizem a dinâmica “Adoradores em Ação”.


Tenham uma excelente e produtiva aula!


Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.


Leiam com atenção este texto sobre Planejamento de Aula!




Planejamento de Aula


Fazer planejamento da aula não deve ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que vai proporcionar uma melhor orientação e execução da aula.
Ao preparar a aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula é composto por 5(cinco) partes:


1 – Objetivos: Representam aquilo que você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os objetivos formados. Leia-os, observando de forma criteriosa a intenção contida neles. Você pode elaborar outros objetivos de acordo com a necessidade de sua turma; tenha cuidado quanto à concretização de cada um deles durante a aula, para isso, utilize bem o tempo disponível.


2 – Conteúdo: É o assunto da lição.
A Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes, observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo que é mais relevante.


3 – Metodologia: Refere-se à maneira como você vai compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino que possibilitem a participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos: trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com a vida social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da realidade, mais o aluno aprende.


4 – Recurso Didáticos: São instrumentos que facilitam o processo de ensino e a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos. Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes, documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar auxílio.


5 – Avaliação:
Geralmente, quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também tem sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve observar a expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita ao término do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar espaço para o aluno realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer autoavaliação ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de como seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula com mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo o conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.


Por Sulamita Macedo.

Postado por Sulamita Macêdo às 12.11.12 0 comentários





Dinâmica: Adoradores em Ação


Objetivo: Refletir sobre a atitude de adoração a Deus.


Material: Bíblia – Salmo 9
Quadro ou cartolina
Pincel atômico ou marcador para quadro branco.


Procedimento:
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir seu coração (V1)
Lembrar do que Deus fez (V2)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16).
- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.


Por Sulamita Macedo.

Postado por Sulamita Macêdo às 12.11.12 0 comentários
Marcadores: Dinâmica





Texto de Reflexão: Maravilhe-se e Adore



Nunca perca a capacidade de maravilhar-se diante de Deus, ou você perderá a motivação para adorá-Lo. Se você não acreditar que Deus é todo-poderoso, onipresente e acessível, viverá em um estado de ansiedade, acreditando que tudo depende de você.
Isto fará com que você se encolha e deixe de compartilhar a sua fé com medo de ser ridicularizado e de não encontrar as palavras certas. Você deixará de ser generoso porque a fonte da sua segurança estará em si mesmo.
Você evitará confrontar aqueles que precisam ser confrontadas, porque quando não tem certeza da aceitação de Deus, você se torna um escravo da opinião das pessoas.
Vivemos em uma era que encoraja o cinismo e desencoraja a nossa capacidade de nos maravilharmos com qualquer coisa. Reduzimos nosso poder de nos impressionarmos e maravilharmos, mas bem lá no fundo ainda desejamos ardentemente sentir estas coisas. Quando você reduz o seu conceito de Deus, para encaixá-Lo no seu próprio racionalismo, você ora sem fé, trabalha sem paixão, serve sem alegria e sofre sem esperança. E o resultado é o medo, fuga e perda de visão.
Mas há uma coisa que é garantida para restaurar o seu entendimento do quando Deus é grande – a adoração. Deus nos criou para que quando experimentamos algo que nos deixa maravilhados, tenhamos necessidade de louvá-lo, envolvê-lo com palavras... Sem adoração, a nossa percepção Dele é muito incompleta; nós nos esquecemos de que ele é grande, negligenciamos nosso chamado e ficamos envolvidos com nós mesmos. Perdemos a capacidade nos maravilharmos e de sermos gratos nos fatigando enquanto passamos pela vida em alerta e acabamos confiando em nós mesmos, ficamos obstinados e orgulhosos.
Então, que todos os dias possamos fazer uma pausa e dizer como o salmista: “Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés...” Sl 99.5.


Fonte: A Palavra para Hoje(06.01.2011)

Postado por Sulamita Macêdo às 12.11.12

Nenhum comentário:

Compartilhar

Bookmark and Share

Pesquisar este blog

gospel +

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Loading...

Seguidores

Tradutor

Arquivo do blog

site gospel

Links Gospel

Total de visualizações de página

blog filiado

Postagens populares

Calcule seu Peso