Lição 06: A Despensa Vazia
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição,
falando que uma das aflições da vida é a despensa vazia e que este é o tema da
aula de hoje.

Alguém certamente falará que não
recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem
para todos etc.
Então, falem: As condições
financeiras para adquirir alimento não são iguais para todos, há pessoas que tem
o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis e a
despensa está vazia.
Mas, perguntem: Como podemos
resolver esta situação?
Aguardem que algum aluno tenha a
iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça,
solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Trabalhem o conteúdo proposto
na lição, de forma participativa e contextualize o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
Quando vocês falarem sobre a
intervenção divina no cuidado com os necessitados, leiam o texto “O Peso da Balança”.
Ao trabalhar o item III - Deus age
com o que você tem, procurem orientar os alunos para o desenvolvimento de
talentos que possuem na culinária, trabalhos manuais etc, que podem render recursos
financeiros, minimizando a situação da despensa vazia.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“A Carruagem”, que oportunizará a
reflexão de que ajudar aos necessitados é missão individual e coletiva.
- Para finalizar a aula, organizem,
com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de
alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social
não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou
individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa
forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Atenção, professores da
lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações
pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado
poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz.
Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.
Dinâmica: A Carruagem
Objetivo: Oportunizar a reflexão de que ajudar aos necessitados é
missão individual e coletiva.
Material: Nomes
dos personagens e objetos, conforme lista abaixo:
Cocheiro, Passageiro Magro, Passageira, Menininho Chorão, Cavalo,
Roda, Banco, Porta, Molas.
Procedimento:
- Distribuam para 09 alunos os nomes dos personagens ou
objetos já descritos acima.
- Falem: Vou contar uma história. Quando eu mencionar o nome
do seu personagem ou objeto, você se levanta e logo se senta. Quando eu falar a palavra “carruagem”, todos
devem se levantar e depois se sentar.
- Então, depois dessas orientações, comecem a ler a história
abaixo:
“A viagem estava atrasada porque o cocheiro
estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso deixava o cocheiro cada
vez mais irritado; e, o passageiro magro andava de um lado para o outro
enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o cocheiro
apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem
da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu
para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as
molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo
cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o
cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou,
obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que
havia se soltado novamente da carruagem” (Autoria Desconhecida).
- Perguntem:
O que vocês acharam da atividade? Fácil ou
difícil? Alguém deixou de realizar a atividade?
Com relação a ajuda ao próximo:
O que pode significar a ação de levantar-se
individualmente ou em grupo?
O que pode significar a viagem na carruagem
com problemas?
Os passageiros da carruagem podem ser
representados por pessoas que estão precisando de ajuda. Estabeleça diferença
entre a situação deles quando a carruagem estava quebrada e depois de
consertada. O que isto significa?
A viagem na carruagem dependia de vários
fatores, do conserto da roda, do cocheiro, do cavalo e dos passageiros. O que
estes elementos podem significar para o tema de estudo da lição?
- Para concluir, falem que ajuda ao
necessitado é missão de todos, isto é, o andar da carruagem depende de um
conjunto de ações.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: O Peso da Balança
Uma pobre mulher, com visível ar de derrota estampando no rosto, entra em um
armazém, aproxima-se do proprietário – conhecido por seu jeito grosseiro - e
pede que lhe venda fiado alguns mantimentos.
Ela explica que o marido está
muito doente e não pode trabalhar e que tem sete filhos para alimentar. O
comerciante, com ar de desdém, pede que se retire.
No
entanto, a necessidade da família fala mais alto, e ela implora:
- Por
favor, senhor, juro que lhe pago quando tiver dinheiro!
Insensível, o homem responde que ali ela não tem crédito.
Em
pé, no balcão ao lado, um freguês, que havia ouvido a conversa, aproxima-se do
dono e pede que, por sua conta, dê a ela tudo de que precisa.
Meio
relutante, o comerciante pergunta à mulher:
-
Sim, ela responde.
-
Muito bem, coloque-a na balança e o quanto ela pesar, você receberá em
alimentos!
Humilhada, hesita por uns instantes e, com a cabeça curvada, retira da bolsa um
pedaço de papel, escreve alguma coisa e o deposita suavemente na balança. Os
três ficam admirados quando o prato que continha o papel desce ao máximo e
assim permanece.
Pasmo
com o marcador, o dono do armazém vira-se lentamente para o freguês e comenta,
contrariado:
-Não
posso acreditar!
O
freguês sorri e o homem começa a colocar os mantimentos no outro prato. Como a
balança não se equilibra, ele continua colocando mantimentos até não caber mais
nada. Então, fica ali parado olhando para o equipamento, tentando entender o
que teria acontecido...
Finalmente, ele pega o papel e fica ainda mais espantado ao constatar que, em
vez da lista, havia apenas uma oração: “Meu Senhor, Tu conheces todas as minhas
necessidades e eu as coloco em Tuas mãos”.
O
homem entrega a mercadoria no mais completo silêncio. A mulher agradece e sai.
Autoria desconhecida.
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