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terça-feira, 10 de julho de 2012



Lição 03: A Morte para o Verdadeiro Cristão


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.


- Falem que o tema da aula de hoje será sobre a morte. Em seguida, perguntem: Quem nesta classe já passou por uma perda de um parente ou amigo? Certamente, as respostas serão afirmativas.


- Falem, ainda: Alguém aqui já pensou na sua própria morte? Já imaginou esta cena? Como você se sente?
Talvez alguns não gostem nem de mencionar o fato hipotético, mas afirmem que a morte será algo inevitável se não formos arrebatados.
Então, falem: Como não sabemos o que nos acontecerá daqui a um minuto, o que faríamos se soubéssemos que morreríamos a poucos minutos?
Aguardem as respostas.
Tenham cuidado, talvez algum aluno fique muito emocionado ou quem sabe não queira nem imaginar tal situação.


- Então, continuem o estudo deste tema, apontando o que foi proposto na lição, enfatizando o que a Bíblia nos assegura sobre a esperança de vida eterna.


- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore da Morte e da Vida”.


Tenham uma excelente e produtiva aula!


Atenção, professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

Postado porSulamita Macêdoàs9.7.120 comentários
Marcadores:Subsídio 3o. Trimestre 2012





Dinâmica: Árvore da Morte e da Vida


Objetivo: Refletir sobre o que originou a morte física e espiritual e a solução para que não soframos o dano da segunda morte.


Material:
01 galho de uma planta com folhas verdes
01 rolo de durex
Frutas de papel ou plástico(pequenas)
½ folha de papel ofício


Procedimento:
- Leiam Gn 2. 15 a 17 e 3.3.
- Falem: Lemos aqui o porquê da morte ter alcançado a humanidade. Pela desobediência do casal, o pecado e a morte passou a todos e todas. Leiam Rm 5. 12 e 19.
- Em seguida, falem: Jesus é este justo de que fala o versículo 19, Ele morreu, ressuscitou para que tivéssemos vida.
- Apresentem para os alunos um galho de uma planta com folhas.
- Jesus comparou-se a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo 15. 1 a 6, 8.
- Falem: Conforme lemos, quem está em Cristo, está na videira e produz frutos. Está vivo espiritualmente, produzindo para o Reino.
- Coloquem os frutos em alguns galhos da árvore.
- Falem: Ainda, podemos afirmar, segundo o texto lido, que aquele que não está em Cristo, será lançado fora.
- Agora retirem os galhos sem frutos.
- Falem: Está morto espiritualmente, não produz para o Reino de Deus. A morte espiritual nos separa da vida eterna, nos levando para o fogo eterno. Mas, estar vivo espiritualmente nos traz a esperança de que viveremos eternamente com Cristo.
- Falem: Estejamos, pois na videira, limpos pela Palavra, para que produzamos frutos dignos de arrependimento.
- Leiam o Salmo 1.
- Em seguida, distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que desenhem uma árvore, afirmando que esta representa sua vida espiritual. Depois, eles devem desenhar frutos e colocar nos frutos neles nomes de ações que precisam realizar ou estão realizando para que mantenham ligados a Cristo, com viva esperança de que, mesmo passando pela morte ou não, irão gozar da vida eterna.
- Para concluir, peçam a alguns alunos para socializar com o grupo o resultado do seu trabalho.
Por Sulamita Macedo.

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